em

Como reagir diante do golpe do cliente insatisfeito?

Prestando atenção na estratégia
Toda reclamação de um cliente deve ser tratada com respeito e atenção por uma empresa. Entretanto, se for constatado que está agindo de má fé, ou seja, tentando aplicar um golpe, é importante que a empresa reaja de maneira firme, porém com muito mais cautela ainda. Geralmente o cliente golpista quando não consegue o seu intuito no começo, no primeiro embate, ele acaba mudando a estratégia e tentando forçar a empresa para a partir daquele momento lhe tratar mal. É fazer com que a empresa perca a razão no processo e se inverta a situação.

Investigando com cautela
Agora não é mais o fato inicial, mas sim a maneira pela qual a sua reclamação foi tratada que gera no cliente o direito de pedir uma indenização. Imagine que uma pessoa vai até uma loja e compra determinado produto. Leva-o para casa e liga, por exemplo, na voltagem errada. O aparelho estraga e esse cliente procura a loja reclamando que o produto apresentava um defeito. Afirma que a loja tem a obrigação de trocar o produto. Acontece que o vendedor, constatando que o cliente está agindo de má fé, informa-lhe que nada será feito. O cliente golpista começa então um ritual que pode ir desde uma reclamação simples à, principalmente, criar situações para que o funcionário da empresa seja mal-educado.

Não entregar o ouro
Nesse caso do exemplo, o funcionário acaba dizendo ao cliente que ele não vai levar outro produto porque está tentando dar um golpe na empresa. Pronto. Fica configurada uma ofensa ao cliente e agora não se trata mais de trocar um produto e sim de reparar uma ofensa pública. O cliente golpista conseguiu o que queria. Ele não desejava criar uma situação ou até mesmo trocar o produto. O que ele queria era ser ofendido pela empresa para solicitar uma gorda e polpuda indenização.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.