Sempre tem alguém insatisfeito
Todos os dias milhares de clientes sentem algum tipo de insatisfação em relação ao produto ou serviço que adquiriram. Boa parte desses clientes tem razão e será atendido de maneira satisfatória pelas empresas que ofereceram e comercializaram esses produtos ou serviços. Entretanto, há uma parcela significativa de clientes que não tem razão na sua insatisfação, seja porque não tem conhecimento suficiente sobre o que compraram ou então porque simplesmente compraram uma coisa achando que era outra.
É muito ruim dizer não
Nessas horas alguns atendentes, alguns funcionários das empresas sentem-se mal ao ter de dizer não para o cliente, o que é extremamente compreensível, pois ninguém gosta de dar notícias ruins e ninguém gosta de negativar o pedido de alguém. É necessário que um profissional, principalmente da área de atendimento, entenda que a sua empresa existe para atender e satisfazer os desejos dos clientes desde que tais desejos sejam coerentes, ou seja, compatíveis com o negócio da empresa. Conheço pessoas que se sentem completamente fragilizadas por não conseguirem atender a contento o pedido do cliente.
Explicando os motivos
Na verdade, é importante lembrar sempre que a melhor empresa para o cliente não é aquela que diz sim a tudo que ele pede, mas é aquela que explica tudo quando dá uma resposta negativa. Logo, meu amigo, a recomendação de hoje é extremamente simples. Lembre-se de que não é possível a todo instante você ficar dizendo sim e que dizer não geralmente não é o problema. É a maneira pela qual você explica o motivo do não. Entendendo a parte do cliente e ao mesmo tempo auxiliando o cliente a entender a parte da empresa. Pense nisso!