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Como orientar um cliente sobre a posição da empresa diante de um problema?

Sempre tem alguém insatisfeito

Todos os dias milhares de clientes sentem algum tipo de insatisfação em relação ao produto ou serviço que adquiriram. Boa parte desses clientes tem razão e será atendido de maneira satisfatória pelas empresas que ofereceram e comercializaram esses produtos ou serviços. Entretanto, há uma parcela significativa de clientes que não tem razão na sua insatisfação, seja porque não tem conhecimento suficiente sobre o que compraram ou então porque simplesmente compraram uma coisa achando que era outra.

É muito ruim dizer não

Nessas horas alguns atendentes, alguns funcionários das empresas sentem-se mal ao ter de dizer não para o cliente, o que é extremamente compreensível, pois ninguém gosta de dar notícias ruins e ninguém gosta de negativar o pedido de alguém. É necessário que um profissional, principalmente da área de atendimento, entenda que a sua empresa existe para atender e satisfazer os desejos dos clientes desde que tais desejos sejam coerentes, ou seja, compatíveis com o negócio da empresa. Conheço pessoas que se sentem completamente fragilizadas por não conseguirem atender a contento o pedido do cliente.

Explicando os motivos

Na verdade, é importante lembrar sempre que a melhor empresa para o cliente não é aquela que diz sim a tudo que ele pede, mas é aquela que explica tudo quando dá uma resposta negativa. Logo, meu amigo, a recomendação de hoje é extremamente simples. Lembre-se de que não é possível a todo instante você ficar dizendo sim e que dizer não geralmente não é o problema. É a maneira pela qual você explica o motivo do não. Entendendo a parte do cliente e ao mesmo tempo auxiliando o cliente a entender a parte da empresa. Pense nisso!

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