em

Como falar de combate ao desperdício para minha equipe?

Dúvida do leitor

Para alguns gestores, conversar com a equipe sobre alguns temas é tarefa difícil. É o caso de um leitor que enviou em email esta semana descrevendo uma situação delicada que tem na empresa. Os meus funcionários sabem que os resultados da empresa são bons. Justamente por isso não aderem e não se envolvem em nenhum programa de combate ao desperdício que tentamos lançar na empresa. E aí ele pergunta o que deve fazer. Em primeiro lugar é importante que um gestor tenha consciência que toda e qualquer proposta que a organização fizer à equipe, aos funcionários, seja de combate ao desperdício ou qualquer outra, precisa ser comunicada da maneira correta.

 

*****

Abandono rápido

Informações distorcidas, parciais, somente contribuem para causar mais confusão do que propriamente orientação para a equipe. É o caso, por exemplo, daquele gestor que pede aos funcionários que observem uma determinada regra na empresa, mas ao mesmo tempo não explica os motivos para aquela conduta e nem mesmo quais são os resultados esperados. A conclusão é que os funcionários poderão até começar a agir da maneira solicitada, mas pela ausência de um indicador claro sobre o que deve ser atingido, ou seja, por falta de um objetivo claro, aos poucos os funcionários vão deixando esse comportamento em segundo plano.

 

*****

Resultados práticos

Logo, se você quer lançar uma campanha para sua equipe, tenha consciência que no processo de comunicação eles precisam entender o motivo pelo qual essa campanha está sendo lançada e também que objetivos se quer atingir. Sem motivos e sem objetivos claros a sua campanha tem fortes chances de continuar assim, sem nenhum resultado prático.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.