em

Como eliminar custos e despesas de maneira racional no comércio?

Personalizar

Quando se fala sobre o desempenho do comércio, o que eu tenho percebido é que muitos empresários acabam perdendo um pouco a noção daquilo que é o diferencial do seu estabelecimento, daquilo que efetivamente é algo mais, mas que não representa o grande diferencial da empresa. Imagine, como exemplo, que uma determinada loja tem por característica oferecer produtos extremamente personalizados, ou seja, completamente diferente de tudo aquilo que o mercado conhece. São produtos feitos por artesãos, produtos que tem um grau de personalização tão grande que raramente você consegue ter um produto igual ao outro.

Revisar

Acontece que o empresário passou a investir muito no relacionamento com os clientes, o que significa que ele tem lá uma área de café totalmente inovadora, com café cappuccino, com uma área de degustação de doces regionais, e tudo o mais. Agora o empresário começa a sofrer as consequências da crise e já não sabe mais o que pode cortar e o que deve manter. É por isso que a minha recomendação é que para você, empresário do comércio tal qual esse empresário que vende produtos personalizados feitos por artesãos, é revisar o real diferencial da sua empresa perante o mercado e eliminar custos e despesas que não estão relacionados a este diferencial.

Conectado

No exemplo que comentei aqui, o café cappuccino, as delícias regionais, não são realmente o grande negócio dessa empresa, pois afinal ela vende produtos e não guloseimas, não vende café cappuccino. Se ela eliminar o café e as guloseimas os clientes continuarão vindo, desde que encontrem os produtos personalizados de uma maneira quase individualizada. Resumindo, preste atenção! No comércio, tudo aquilo que não agrega valor e não gera resultado, que não está conectado ao seu negócio principal, é pura perda de tempo, é desperdício. Pense nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.