em

Como desenvolver atitudes de um líder mais firme?

Auxílio

Algumas técnicas podem auxiliar um profissional a se tornar um líder mais firme perante a equipe. Uma delas é o acompanhamento mais efetivo de todas as atividades, que as pessoas que trabalham para essa liderança, exercem na empresa. Analisemos a seguinte situação. João é chefe de Pedro e passa a analisar diariamente todas as atividades que Pedro vem realizando, identificando erros, melhorando acertos, enfim fornecendo feedback para que Pedro saiba exatamente onde tem de melhorar. Isso não faz com que João tenha mais tempo disponível para cada funcionário da equipe.

 

*****

Organização

João, então, passa a ser uma pessoa organizada, passa a acompanhar por indicadores os principais processos e trabalhos que a sua equipe vem realizando. O segundo procedimento que auxiliará João a ser um gestor mais firme é sempre ter em mente que cada problema deve ser conduzido realmente até o final. Alguns gestores erram quando tentam desenvolver uma solução que aparentemente resolverá o problema, mas esses mesmos gestores não levam ao fim a realização da solução. Em muitos casos o gestor praticamente termina o processo, porém apenas um detalhe que deixou de realizar é o suficiente para que tudo volte ao que era antes.

 

*****

Prever comportamento

Uma terceira atitude que pode auxiliar o gestor a se tornar mais firme é ele sempre procurar demonstrar para a equipe qual é o seu raciocínio. É deixar com que as pessoas consigam antever a maneira pela qual você vai se comportar como gestor porque aí fica mais fácil a equipe saber para que lado deve ir e de outro lado fica mais fácil para a chefia cobrar resultados na empresa. Resumindo, atitudes simples às vezes são mais relevantes e mais eficazes para transformar um líder frouxo em um líder mais firme.

 

(Luciano Salamacha)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.