em

Como desempregado, devo pedir dinheiro emprestado aos amigos?

Abra espaço para receber ajuda

Para algumas pessoas, pedir dinheiro emprestado a familiares ou amigos, é um ato extremamente difícil e constrangedor porque, no pensamento dessas pessoas, isso significa privar esse amigo, esse parente, de algum tipo de regalia que aquele dinheiro poderia lhes proporcionar. Para essas pessoas há uma recomendação muito simples: nunca tire dos outros a oportunidade de lhe ajudar. Muitas vezes o desempregado tenta bancar o herói, suportando as agruras que a falta de emprego e a falta de dinheiro proporciona, e os amigos se vêem impossibilitados de oferecer ajuda, pois o desempregado não abre espaço para que isso aconteça.

 

*****

Não seja desonesto

Nem sempre pedir empréstimo aos amigos ou aos familiares é uma atitude honesta, pois conheço pessoas que quando ficaram desempregadas, não tomaram o menor cuidado para reduzir o seu padrão de vida. Ao contrário, orgulhavam-se de manter todos os gastos da mesma maneira e aí, quando faltou dinheiro, ainda achavam que os amigos e familiares eram responsáveis por auxiliá-los naquele momento. E quando a negativa ocorreu, essas pessoas ainda acabaram ofendendo os verdadeiros amigos dizendo que não eram solidários no momento de tristeza.

 

*****
Seja coerente com a situação

Pois bem, a diferença fundamental é a seguinte: um desempregado que demonstra claramente coerência nos seus gastos, redução e racionalidade em cada despesa efetuada, tem garantido o crédito com amigos e familiares, já aquele que acha que vai ficar desempregado apenas por alguns dias, gasta todas as suas reservas e depois ainda tem a cara de pau de dizer que os amigos têm obrigação de sustentá-lo, esse sim se prepare. A cada dia as pessoas estão aprendendo a dizer não, pois sabem que essa é a melhor forma dele aprender como é que se vive de verdade hoje em dia.

(Luciano Salamacha)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.