em

Como atrair bons profissionais para sua empresa?

Repetindo padrões

Todo mundo sabe que no meio empresarial há uma série de paradigmas, uma série de padrões que se repetem de empresa para empresa. Um desses padrões é o dilema existente entre as empresas e os bons profissionais. As empresas desejam pessoas bem preparadas, qualificadas para trabalhar e as pessoas excepcionalmente competentes tentam demonstrar para o mercado, para as empresas, que tem uma competência acima da média. É neste momento que empresas erram ao tentar atrair bons profissionais para sua organização.

 

*****

 

Atraídos pelo marketing

O primeiro erro é a empresa achar que o profissional depende desesperadamente do emprego. Bons profissionais, geralmente buscam emprego enquanto estão empregados. São pessoas que já tem um valor de mercado e querem apenas fazer um upgrade na sua carreira. Então, se a empresa não o trata com o devido respeito, ele acha que não vale à pena trocar o certo pelo duvidoso. O segundo erro, na hora de atrair bons profissionais é querer exigir demais do candidato sem antes vender a empresa. Grandes organizações fazem um marketing violento para que os clientes comprem seus produtos e também para que bons profissionais queiram fazer parte daquele projeto, que se sintam atraídos pela filosofia, pela cultura da empresa.

 

*****

 

Valores trocados

Assim, o primeiro passo para uma empresa no processo de recrutamento, é vender todo o potencial que aquela organização oferece para alguém, porque aí os bons profissionais vão se revelar. E por fim, o terceiro erro que muitas empresas cometem: elas valorizam mais o que o funcionário diz que fez do que aquilo que ele está disposto a fazer pela empresa. Resumindo, empresas devem entender que bons profissionais devem ser seduzidos antes de serem contratados ou recrutados.

 

(Luciano Salamacha)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.