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Como agir quando se debate com um intransigente na empresa?

Usar o conhecimento

Eu desconheço empresa, ou equipe, ou ainda uma organização em que não se tenha sempre diante da mesa uma pessoa que é vista como intransigente. Isto é muito mais comum do que as pessoas possam imaginar. É que a intransigência está ligada diretamente à certeza que a pessoa tem de estar com a razão. Para agir coerentemente nessas situações duas recomendações são importantes. Avalie primeiro se você tem conhecimento suficiente sobre aquela situação.

 

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Não insistir no improdutivo

Se você não tem, o melhor é tentar ganhar tempo encerrando aquele processo, aquele momento de debate e transferindo ou protelando a data daquela discussão. Afinal, se você não conhece aquele assunto por que continuar a insistir num debate que será completamente improdutivo. Preste atenção nisto. A maioria das pessoas insiste em continuar debatendo algo mesmo sabendo que tem conhecimento insuficiente sobre o tema. A expectativa errada, a esperança equivocada é achar que durante o debate irá captar todas as informações necessárias.

 

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Mudar o raciocínio

A segunda recomendação importante é deixar de debater a decisão do colega, a intransigência dele, para debater o raciocínio que o leva a ser intransigente. Como já disse o intransigente acredita que tem razão e só há uma maneira de se mudar essa opinião: mudando o raciocínio e não debatendo, fazendo juízo de valor sobre a opinião do colega. Resumindo: saiba do que você está falando e debata muito mais raciocínios do que opiniões. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

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