em

Como administrar as consequências dos problemas gerados na empresa?

Tempo desperdiçado

É comum encontrar gestores no meio empresarial que perdem boa parte do seu tempo
resolvendo problemas. Aliás, problemas que não foram eles que causaram, mas que acabam tendo de resolver. E é esse hábito de apenas corrigir o que está errado que muitas vezes impede um profissional de desenvolver uma carreira vitoriosa em uma organização. Foi isso que aconteceu com o João. Ele era aquele tipo de gestor que conseguia resolver todos os problemas que aconteciam na empresa. Entretanto, no dia seguinte, as mesmas situações voltavam a acontecer.

 

*****

Evitar repetir erros

Um dia, a alta gestão se cansou dessa repetição constante e contratou um novo gestor, o José. Sua primeira atitude foi analisar quais eram as causas dos problemas. A diferença entre eles é que, enquanto João era um excelente solucionador de problemas, José era um eliminador das causas dos problemas. O primeiro gerava conseqüências no curto prazo enquanto que o segundo apresentava resultados no longo prazo, ou seja, definitivos. Se você é um gestor, comece a se questionar o quanto dedica de tempo apenas para resolver problemas. Muitas vezes, mais importante que ter a resposta certa para uma situação complicada, é evitar que essa situação se repita.

 

*****

Atacar a causa dos problemas

Lembre-se: é para isso que os empresários contratam gestores. Para acabar com os problemas, mas também, para acabar com as causas dos problemas. E para quem tem medo, achando que com isso acabará perdendo o emprego, vem a boa notícia. A cada dia novas situações surgem e as empresas que estão preparadas para crescer aproveitam essas oportunidades. Já aquelas que dedicam o seu tempo para resolver problemas ficam assistindo o concorrente conquistar uma parcela muito importante do seu mercado.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.