em

Com obras corporativas, construtora cria novos empregos e negócios

Se o setor de construção civil vive os seus melhores momentos ou não, a questão é que sempre há espaço para novos protagonistas. Tradicionalmente atuando em construções residenciais, uma famosa construtora se posiciona, também, no disputado segmento de obras corporativas. Para conhecer de perto este novo negócio, conversamos com Alceu Bueno Junior, gerente de obras especiais, e Blanca Baggio, diretora comercial da construtora.

 

 Como foi a entrada da construtora no segmento de obras corporativas?

ABJ: Foi uma oportunidade que a construtora viu, em um mercado que não estávamos trabalhando. Conhecíamos construtoras que faziam obras grandes e percebíamos que também tínhamos capacidade de fazer. Ao mesmo tempo, os próprios clientes que construíram casas com a gente vieram pedir que fizéssemos seus imóveis corporativos. A partir daí vimos uma boa oportunidade e seguimos para as obras corporativas de uma forma organizada, com departamento estruturado e equipe própria para orçamento.

 

 Como vem sendo o crescimento neste segmento?

ABJ: Em 2013 o núcleo corporativo da construtora representou 50% do lucro da empresa. A organização da área corporativa, com a criação do Núcleo, que chega ao quarto ano, foi essencial para este crescimento. A construtora, desde o início, trabalha com obras empresariais, mas não de forma organizada internamente na parte comercial como acontece agora.

 

A empresa chega a utilizar mão de obra sazonal de outras obras em fases finais nos projetos de obras corporativas?

BB: Não. O que pode acontecer é o seguinte: temos diversas obras em várias fases diferentes de construção, então, alguns fornecedores de materiais, como por exemplo, um fornecedor de esquadrias, pode terminar uma obra e partir para a outra. Mão de obra civil nós temos uma própria para cada obra.

 

 Ao término de cada obra corporativa, a entrega do empreendimento é no formato chave na mão?

BB: Sim. A construtora sempre entrega a obra pronta. Além de ela estar completa, entregamos toda a documentação e obra averbada em cartório.

ABJ: Eu costumo dizer que a construtora começa o campeonato com a regra pronta. Não tem aquela história de surpresas no meio do caminho para o cliente. O preço é fechado e turn key, chave na mão. Com isso o cliente sabe o que vai acontecer em cada fase da obra e consegue se planejar, tanto na questão do investimento quanto no prazo que terá para conseguir, efetivamente, começar a utilizar as novas instalações.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.