em

Semana Internacional da Madeira ressalta importância do setor para o Paraná

Indústria madeireira, com forte presença no Paraná, é uma das que mais exporta no país (Foto: Gilson Abreu)

O panorama da indústria da madeira e florestal brasileira será apresentado, nesta terça-feira (13), na 4ª edição do WoodTrade Brazil. Promovido em parceria pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) e a Malinovski, o evento acontece no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba.

O WoodTrade Brazil reunirá industriais madeireiros, produtores florestais e profissionais ligados ao setor. Na programação, palestras e painéis apresentarão indicadores sobre o cenário atual e projeções futuras do segmento. A intenção é estimular debates sobre as condições de competividade, perspectivas e o potencial dos mercados para diversos produtos da cadeia produtiva da madeira.

O evento abre a programação da Semana Internacional da Madeira (SIM), que segue até sexta-feira (16). Nesse período, também será promovida, no Expo Barigui, a Lignum Latin America, feira que apresenta a profissionais do segmento industrial madeireiro e florestal novidades em tecnologia e soluções produtivas.

No mesmo local, entre os dias 14 e 16, acontece ainda o 5º Encontro da Cadeia Produtiva da Porta (Encapp), promovido pela Abimci. Principal evento de componentes para portas do Brasil, o Encapp apresenta novas soluções de produtos, materiais e tecnologias para portas de madeira, discutindo ainda soluções globais para esse segmento. O Sistema Fiep estará presente com um estande em que serão apresentados os serviços do Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário.

Importância do setor – Segundo o Estudo Setorial 2022, lançado pela Abimci em agosto, o setor madeireiro gerava 158.972 postos de trabalho no Brasil em 2020. Quando computada toda a indústria de madeira sólida, que também engloba a indústria moveleira, o número sobe para 334.388 empregos. Já o setor de base florestal como um todo, que engloba as indústrias madeireira, moveleira, a silvicultura e os segmentos de papel e celulose, é responsável por 612.527 empregos diretos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.