em

Dia nacional da Inovação é comemorado no dia 19 de outubro

Conheça o projeto desenvolvido pelo Senai Paraná em parceria com a BMR Medical, um exemplo de como a inovação pode transformar a vida das pessoas.

A estimativa é que o biossensor chegue ao mercado em até cinco anos. Foto: Gelson Bampi

Dia 19 de outubro é o Dia Nacional da Inovação e existem diversos exemplos práticos de como as tecnologias desenvolvidas pelos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação influenciam e impactam a vida das pessoas. Isso porque os institutos atuam com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias.

Um exemplo, é o biossensor desenvolvido pelo Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ) em parceria com a BMR Medical, uma empresa paranaense. A tecnologia permite um diagnóstico precoce mais acessível e menos invasivo para a detecção biomarcador HER-2, uma proteína que fica concentrada em alguns tipos de câncer de mama.

“A biópsia é invasiva, você tem que tirar um pedaço do tecido e analisar pra ver a presença desses biomarcadores. A ideia nesse projeto foi fazer essa avaliação no sangue. Só que detectar isso no início é bem mais complicado. O foco desse projeto foi a detecção, o diagnóstico precoce desse tipo de câncer de mama”, explica Camila Rizzardi Perverari, pesquisadora do ISI-EQ. O biossensor eletroquímico já comprovou sua eficácia na pesquisa aplicada. A partir de agora será necessário ampliar o número de amostras.

A parceria entre o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ) e a BMR Medical é fruto do edital Sesitech, que tem por objetivo fortalecer a indústria por meio da inovação. A coordenadora do ISI-EQ, Agne Roani de Carvalho Jorge, conta que a missão vai muito além da busca por soluções: “Queremos fortalecer a indústria por meio da inovação, contribuindo para o aumento da competitividade, mas nossa missão vai além, queremos transformar a vida das pessoas”, finaliza.www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/eletroquimica

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.