Em palestra ministrada por este colunista sobre Marketing Digital com o tema Aprenda a transformar capital social em capital financeiro. Vale observar:
Não importa onde, quando ou qual o tamanho do grupo, sempre me perguntam: O que postar ou qual o tipo de conteúdo devo ter como foco em meu perfil social?
Sempre digo que isso depende do público com que a pessoa trabalha ou deseja atingir, mas que a principal preocupação não deve ser o tipo de conteúdo, mas sim a mensagem que você transmite.
Um estudo inédito no Brasil analisou os 100 maiores perfis de marcas nas redes sociais. A análise foi feita em uma parceria entre a Faap (Núcleo de Inovação em Mídias Digitais da universidade) e o Socialbakers, maior especialista mundial de monitoramento de redes sociais.
É possível fazer comparações de desempenho dos perfis de marcas com não-marcas. De modo geral, as marcas têm menos interação com o público. São menos posts, likes e comentários se comparados com perfis de não-marcas, principalmente de entretenimento e mídia/notícias. Veja os resultados:
Interações – Perfis de marcas têm 110.801 interações: 88% curtidas, 9% comentários e 3% compartilhamentos. Bem menos que a interação com perfis de mídia/notícias: 1.009.117.
Tempo de resposta – Perfis de marcas demoram 1 hora e 52 minutos para responder algum usuário. A média geral é de 9 horas e 23 minutos.
Interação – Os perfis de marcas têm média de 10.695 interações, a maioria quando há postagem de foto. A média de não-marcas é de 295.413 interações.
Respostas – Quando um usuário fala algo para a marca (uma pergunta, uma reclamação), a média do tempo de resposta é de 8 horas e 35 minutos. Não-marcas respondem em 59 minutos.
Interação – É na base do like: 97,8% fazem isso. Apenas 2,2% comentam.