em

Bloco K – Nova Obrigação do Fisco = Maior Fiscalização

Previsto para fevereiro de 2016, uma nova obrigação dentro do SPED, chamado de bloco K, veio com o intuito de informar o Fisco a situação do estoque das empresas, primeiramente as atividades ligadas a fabricação e consequentemente às distribuidoras serão obrigadas, podendo abranger também demais empresas e atividades relacionadas.

O registro e apuração de estoques já existia, porém não era objeto de fiscalização do Fisco, muito menos cruzava-se com informações digitais, porém com a adoção do SPED, tal situação mudou, e o empresário em geral deverá ficar atento ao prazo de adaptação bem como as informações que serão geradas e transmitidas.

Diante dessa situação a responsabilidade do contador, que já era enorme, aumentou pois agora fica responsabilizado por informar o estoque do seu cliente que na maioria das vezes não condiz com a realidade fiscal, e que na prática o contador não deveria ser penalizado pois sua responsabilidade neste caso é bem limitada.

O empresário em geral já está ciente de que todas as informações geradas pelo seu negócio estão sendo cruzadas, e assim qualquer indício de sonegação fiscal, será objeto de fiscalização e na comprovação consequentemente resultará em autuações em massa.

Assim, cabe à antecipação ao fato que já é realidade devendo o empresário reunir-se com seu contador e discutir formas legais de se adaptar ao sistema e evitar maiores dores de cabeça.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.