em

Vem aí o Programa Associar

Com o objetivo de salvar e melhorar a gestão das Micro e Pequenas Empresas – MPEs, as associações empresariais de Santa Catarina iniciaram, em 1987, o contato com a Handwerkskammer für München und Oberbayern (Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera – Alemanha). Seguindo o modelo do projeto alemão, a iniciativa obteve êxito e atraiu a atenção não só do estado como também de todo o país.

O projeto consistia em atrair as MPEs para se organizarem em núcleos empresariais – grupos de empresas com um mesmo objetivo e que se reúnem periodicamente, sob a moderação de um consultor ligado a uma Associação Comercial Empresarial – ACE, para discutir problemas comuns identificados e buscar soluções conjuntas.

Assim, lá em Santa Catarina lançaram o Programa Empreender oficialmente em 1997 pela Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina.

Em Ponta Grossa o programa Empreender foi lançado em 2002 e obteve êxito reunindo diversas empresas de diversos setores, oferecendo a estes oportunidades e informações que alavancaram negócios e projetos. Foram inúmeras histórias de sucesso e superação. Durante a vigência do programa, entretanto, algumas diretrizes foram incorporadas de forma que corroborou com seu enfraquecimento. Hoje, especificamente em junho de 2021, a ACIPG retoma a iniciativa em um novo formato o qual denominamos Programa Associar.

O que é? No Programa Associar organizaremos a participação ativa das empresas associadas em núcleos setoriais para discutir e encontrar soluções especificas para seu segmento de atuação; câmara de desenvolvimento, que atuarão em um modelo multisetorial delimitadas em um determinado bairro, com objetivo especifico de desenvolvimento dos negócios daquele bairro. Os núcleos serão organizados e acompanhados por um diretor da ACE formando assim um conselho de um determinado setor da economia, com objetivo especifico de conduzir ações de melhorias do ambiente de negócios para o seu setor.

O Programa reunirá empresários de atividades semelhantes ou com objetivos comuns, eliminando a visão de concorrência e fortalecendo a imagem de colegas de setor. A união contribuirá para que alguns problemas tenham solução conjunta, beneficiem a todos e sejam solucionados de maneira mais efetiva do que certamente seriam se resolvidos por uma única empresa.

Objetivo Geral: Elevar a competitividade das empresas, gerando negócios e promovendo o associativismo. Objetivos específicos: promover o desenvolvimento dos diversos setores da economia; organizar as demandas e as necessidades empresariais; promover e fortalecer o associativismo; melhorar os resultados das empresas; incentivar a busca de novos mercados e novas tecnologias; sensibilizar os empresários para a prática de comportamentos adequados frente aos desafios atuais e futuros; desenvolver novas lideranças empresariais; contribuir para o desenvolvimento de Ponta Grossa.

Assim, o que são os núcleos? Núcleos nada mais são do que grupos de empresários com os mesmos objetivos, que se reúnem periodicamente, orientados por um consultor, para discutirem seus problemas comuns e buscarem soluções conjuntas.

Como funciona: identificam os problemas das empresas participantes (ou nucleadas); apontam necessidades e objetivos; trocam informações e experiências; decidem e realizam atividades de treinamento e consultoria; negociam com fornecedores e clientes sobre bens e serviços; buscam soluções em conjunto.

Resultados: antes os empresários que atuam num mesmo ramo de atividade eram vistos como concorrentes e inimigos. Depois: São vistos como colegas que atuam no mesmo setor, com problemas semelhantes e experiências afins.

Resultados para as empresas: aumento da competitividade; aumento do faturamento; promoção da geração de emprego e renda; união da classe empresarial; aumento do intercâmbio de informações.

Organização: a diretoria da ACE, define os rumos estratégicos da economia local; comitê gestor, define os parâmetros e os núcleos a serem desenvolvidos; Núcleo Setorial, formado por empresas do mesmo segmento com o objetivo de desenvolvimento do segmento em que atuam; câmaras de desenvolvimento, constituídas por empresas de diferentes segmentos, mas com objetivos em comum; conselho setorial, dirigido pelo diretor da pasta econômica referente, será formado por núcleos de um mesmo setor , tendo como objetivo o desenvolvimento do setor em que  atuam; conselho especifico, será formado por empresários de diversos setores para o desenvolvimento pessoal em liderança, objetivando o surgimento de lideranças para conduzir os rumos das entidades empresariais e até governamentais; comitê temático, acionado por demanda ou permanente será formado  por representantes de todos os núcleos para tratar de assuntos comuns a todos.

Para a criação de um núcleo são analisados os cenários externo e interno. Externamente, são verificadas as demandas de empresários, viabilidade no setor, enquadramento na metodologia, disposição de pessoas para ocuparem cargos de liderança e execução do planejamento traçado. Já relacionado ao cenário interno, são consideradas a viabilidade de consultores com agenda para atendimento da demanda, local para a realização das reuniões, coerência entre os objetivos dos empresários e o regime interno do Conselho de Núcleos – além do estatuto da ACIPG, e, por fim, a aprovação do Comitê Gestor do programa Associar formado pela diretora do associativismo, pela Presidência da ACE, por representante do Sebrae e por representante da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

A ACIPG oferece estrutura completa aos Núcleos, como: consultores capacitados; ambientes adequados para reuniões; equipamentos de apoio; apoio administrativo e institucional.

Como participar: a história nos mostra ao longo de seu curso que empreendimentos tendem ao sucesso, entretanto este processo é acelerado quando o empreendedor entende seu papel na construção da sociedade e participa de grupos empresariais de seu segmento.

Desta forma convidamos você a juntar-se a outros empresários para discutirem questões comuns e buscarem soluções para o segmento em que atuam. Entre em contato conosco pelo telefone (42) 3220 7200 e conheça o Programa Associar, suas realizações, e conheça a cultura associativista.

O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo. Formado em Filosofia e Administração.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.