em

Todos na Papuda

Ayrton Baptista

Os fatos em Brasília vão se acomodando. Os condenados que queriam distancia da Papuda já estão mudando de opinião e chegando a conclusão que, ainda que nestas circunstâncias, estarão mais próximos do poder. E, de uma forma ou de outra, era o que sempre desejaram, uns com recheio financeiro, outros já no lucro. Até o ex-deputado (ou licenciado deputado) José Genuíno prefere, em continuando no entra-e-sai da prisão em Brasília. Afinal, foi lá que fez carreira, que orientou o governo ou orientado foi pelos maiorais. Daí porque talvez seja bom repetir que calma e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Agora, gol, um golaço, isto foi feito por José Dirceu. Está reeditando seus melhores momentos. Ele já fraquejou, pensou em ser a joia da coroa, e acabou na Papuda. Mas provisoriamente. Pois não é que arranja um senhor emprego? Nem tanto pelos vencimentos, possivelmente desprezíveis por ele, consultor caríssimo, que viajou o mundo e soube administrar a parte que lhe restava após o fim do mensalão. Dirceu vai ser (se a proposta for aprovada) gerente administrativo de um hotel quatro estrelas em Brasília. Sala com ar condicionado, todo o conforto. Vai estar de volta ao centro do poder, visitas ilustres, líderes que já se abraçavam. Dirceu fez o gol fantástico. Vai ser preciso marcar hora. E fila maior que a do Faustão.

É um gênio esse sr. Dirceu. Desde que fez uma plástica e se escondeu no interior do Paraná, vem tratando com classe os seus envolvimentos na política. Hoje ainda não se sabe se aproveitou o carisma de Lula ou se Lula bebeu de sua sabedoria, dele Dirceu. Seja como for é o homem que chefia o PT, ainda que desobedecendo ao ex-presidente e mais um ou outro (a) eventualmente.

Tudo vai se ajeitando, então. Ainda que vem por outro se tenha vontade de vaiar os ministros do Supremo Tribunal Federal, com exceções, é claro. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, sem a mínima cerimônia vem de falar duro sobre as condenações, afirmando serem inocentes os mensaleiros e que ao seu partido tudo acontece, até perseguição do Judiciário. Ora, se estamos vendo isso em 2013, dá para imaginar o que se dirá no ano eleitoral, logo ali. Só que o tiro poderá sair pela culatra. Afinal foram anos de espera pela condenação, a liberdade de manifestações por toda parte, principalmente no próprio Supremo.

Mesmo que original, a decisão do STF já foi tomada, os problemas de acomodações estão sendo acertados. Todos ficarão bem cuidados e ao que tudo indica José Dirceu vai praticar outro serviço, ou continuar a receber companheiros para transmitir suas instruções, a nível nacional.

Ayrton Baptista, jornalista

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.