em

Reinventa Ponta Grossa

 

         As duras e as cômicas sátiras às administrações municipais pretéritas veiculadas por todo canto da cidade e do mundo, principalmente pelas redes sociais e mídia, revelam inúmeras deficiências e limites da cidade de Ponta Grosa, as quais precisam ser superados. Esse é o desafio dos atuais representantes políticos eleitos e nomeados pelos eleitos, bem como foi, é e sempre será de toda sociedade civil. Para tanto será preciso reinventar Ponta Grossa.

         Como reinventar Ponta Grossa? A pergunta sugere inúmeras trilhas e caminhos que podem ser percorridos. Contudo, apenas por meio da participação popular, coordenada entre os representantes políticos e todos os segmentos da sociedade civil organizada, os resultados poderão ser melhores e mais céleres, a exemplo de ações realizadas em diversas cidades pelo mundo. Cito exemplos acadêmicos no Brasil (http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n16/a03n16.pdf) ou Estados Unidos (http://aysps.gsu.edu/publications/researchatlanta/Reinventing%20Municipal%20Governance.pdf) e de boas práticas como no Rio de Janeiro (http://www.redeunida.org.br/congresso2012/rio-de-janeiro/a-cidade-que-se-reinventa-1), Coimbra em Portugal (http://reinventacoimbra.blogspot.com.br/) e do departamento de Maldonado no Uruguai, que congrega a cidade de Punta Del Este.

         Ponta Grossa não é uma cidade nova, ao contrário, está perto de completar o segundo centenário de emancipação política. Assim, não será possível, nem desejável, destruir tudo ou parte para reconstruir como num passe de mágica. Pessoas, prédios, histórias, sentimentos estão espalhados por todos os cantos e precisam ser preservados. Agora, o que se pensa e espera para o futuro de Ponta Grossa? Sem esquecer o passado, o futuro projetado, planejado e pensado de forma diferente extirpará todas as mazelas que caracterizam negativamente a cidade, principalmente o patrimonialismo, o clientelismo, as explorações e as marginalizações. Estas características tradicionais e conservadoras não se coadunam mais com os critérios orientadores das sociedades contemporâneas. Para um futuro diferente e promissor para as futuras gerações é preciso reinventar Ponta Grossa.

         Reinventar a cidade com ideias, projetos, sugestões advindas da participação de todos, indistintamente. As pequenas ideias somadas as outras ganham forças, irradiam esperança e podem ser transformados em grandes projetos e realização. Repensar para reinventar as práticas em sintonia com um novo tempo e planejar para um futuro promissor.

         Para estimular a participação e aguçar a criatividade, até mesmo como forma de coordenar a iniciativa proposta, algumas cidades (ver experiências acima citadas) promoveram concursos intitulados Reiventa, liderados por universidade, associações (comerciais ou de moradores) ou prefeitura. Todas as sugestões e ideias reunidas constituem um banco de projetos e ações disponíveis aos administradores públicos, empresas públicas e privadas, órgãos não governamentais e principalmente para todas as pessoas. As ideias propagadas e difundidas promoverão mudanças de mentalidades e as novas gerações cresceram sobre um novo cenário mais condizente com as sociedades contemporâneas.

         Reinventa Ponta Grossa.

 

Antônio César Bochenek é cidadão

www.bochenek.com.br

[email protected]

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.