em

Ponta Grossa e a Proclamação da Independência

 

 

7 de setembro de 1822. Esta foi à data que o Brasil deixou de ser colônia portuguesa e se tornou um país independente. Como todo processo histórico a independência do Brasil não foi um fato que ocorreu apenas no dia do famoso grito de D. Pedro Independência ou Morte, mas sim foi resultado de uma série de acontecimentos.

Entre esses, uma crise econômica que assolava Portugal em 1820, fator que fez a população lusa exigir a volta de D. João VI, governante português que se encontrava no Brasil desde a invasão francesa a Portugal em 1808. Com a volta de D. João VI a Portugal quem assume o trono é D. Pedro, filho primogênito de Carlota Joaquina e D. João VI, tornando-se o Príncipe Regente.

Já com D. Pedro no poder muitos conflitos tumultuaram a política interna do Brasil. Assim, muitas revoluções surgiram, essas, questionavam a exploração portuguesa do território brasileiro. Por outro lado, a elite brasileira apoiava a monarquia com medo de uma rebelião escrava. No entanto, com o movimento de recolonização do Brasil proposto pelas cortes portuguesas, a elite brasileira passará a admitir a ideia da independência. Em resposta a elite brasileira, as cortes portuguesas exigiam o retorno de D. Pedro a Portugal.

Entretanto, D. Pedro contraria as cortes portuguesas ficando no Brasil. Foi então que o dia 9 de janeiro de 1822 ficou conhecido como o Dia do Fico, pois, foi quando D. Pedro exclamou “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.”    

Com a negação de D. Pedro as relações entre Portugal e Brasil agravaram-se, ao ponto de D. Pedro ter recebido uma carta noticiando que as cortes portuguesas haviam reduzido seu poder. Assim, em 07 de setembro de 1822, sob os conselhos de José Bonifácio, então ministro do Conselho de Estado, D. Pedro as margens do rio Ipiranga, Proclamou a Independência do Brasil.

A independência fez de D. Pedro o primeiro Imperador do Brasil, ganhando o título de D. Pedro I. Um ano após a Proclamação da Independência do Brasil o Bairro de Ponta Grossa é elevado a Freguesia (15/09/1823) sob decreto imperial.

Mas, foi no ano de 1862 que Ponta Grossa chegou à categoria de cidade, uma cidade imperial. Pois, os ares do Império já tomavam conta do país. Por isso, no dia 07 de setembro de 2012 comemoramos 190 anos da Independência do Brasil, já no dia 15 do mesmo mês comemoramos 189 anos de Ponta Grossa, a Princesa dos Campos. (Referencia: FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2 ed. São Paulo: Edusp/ FDC. 1995)

Vanderley de Paula Rocha

Escritor

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.