em

Ponta Grossa – a cidade que todos sonhamos


Estamos nos preparando para mais um evento da cidadania e democracia municipal. Todos ansiosos pelos resultados das urnas. Candidatos literalmente roendo as unhas. Mas é assim mesmo. Para alcançar o pódio precisamos superar os obstáculos do caminho.

Mais especificamente aqui sonhamos com uma cidade mais próspera, com saúde de qualidade, transporte adequado, mais casas para a população, planejamento viário, conscientização ambiental, dentro e fora das escolas, aterro sanitário correto, apoio concreto ao turismo, a inauguração do nosso tão sonhado Museu de Geologia do Parque de Vila Velha, a reestruturação do Aeroporto Santana, o cuidado com o patrimônio público e com o dinheiro do povo.

Gostaríamos de vivenciar a tão sonhada paz, a saúde em primeiro lugar nos próximos planos de governo, pessoas capacitadas em suas áreas de trabalho municipal, coerência entre a teoria e a prática. Uma cidade que cuidasse do meio ambiente que plantasse muito mais do que árvores, mas qualidade de vida e ar para respirarmos.

Queremos ter políticos locais interessados em beneficiar a população, e não somente o seu próprio bolso e bem estar individual. Ao invés de aumentar as cadeiras da nossa Câmara de Vereadores, deveria ser aumentado os recursos para a saúde, tão abandonada. Pessoas largadas em corredores do hospital municipal ou em suas casas, a mercê do desconhecido, ou melhor da própria morte.

Temos lindos prédios históricos, os quais poderiam abrigar órgãos culturais, museus, escolas, mas jamais feiras ou mercados. A história merece ser respeitada sempre. Uma cidade que não enxerga fatos assim, está perdendo a sua identidade. Temos 189 anos completos, e ainda não conseguimos planejar o trânsito local. Nossas estreitas ruas e avenidas, precisam muito mais, do que radares e fios enterrados. Elas devem ser organizadas, para que os motoristas não fiquem estressados, em congestionamentos desnecessários.

As vilas e bairros precisam de cuidados. O povo precisa de postinhos em funcionamento, com médicos, dentistas, medicamentos. E principalmente de respeito, pois pagam os impostos e gostariam de ver estes recursos voltando em benefícios. Ainda temos esgoto a céu aberto, o mau cheiro, a doença e a proliferação de animais nocivos. Queremos ruas e não solo lunar esburacado. Somente jogar asfalto em cima de calçamento não resolve nada. É preciso muito mais.

Estamos em término de mais um mandato municipal. Para alguns a satisfação. Para muitos a total decepção. As indústrias estão chegando a cada novo dia. É preciso investir na capacitação e em uma nova leitura de profissionalização. O comércio precisa de apoio não de calçadas destruídas. Se vamos abri-lo ou fechá-lo aos domingos este assunto não é prioridade.

Queremos a democracia na prática perto de nós.

 

Emerson Pugsley é cidadão ponta-grossense

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.