em

O alto crescimento e sua eficácia em dores lombares e escoliose

Imagem ilustrativa freepik

A escoliose é uma curvatura lateral anormal da coluna vertebral, a qual ultrapassa os 10 graus dentro da goniometria e causa dor lombar. Tal condição é mais evidente em crianças e adolescentes e pode ser classificada em três tipos: idiopática, congênita e neuromuscular. A primeira é a mais prevalente entre todas, tendo causa desconhecida. Já a segunda são malformações vertebrais de nascimento. Por outro lado, a última está associada a patologias neurológicas como paralisia cerebral, por exemplo. Para ter um diagnóstico certeiro, é necessário realizar exames físicos e radiografias, além de testes ortopédicos, sendo o mais comum o Teste de Adams.

Baseando-se em anatomia, biomecânica, cinesiologia e osteopatia surgiu o Método Reeducação Postural Global (RPG), na década de 80. Este método constitui-se em 5 posições de alongamentos e fortalecimento de diversos grupos musculares por, pelo menos, 30 minutos em cada posição, onde cada sessão é utilizada duas posições por sessão onde dura cerca de 30 segundos cada postura, diferindo das técnicas convencionais.

Este é um relato de experiência vivido dentro da clínica escola da Faculdade Cesumar de Ponta Grossa – PR durante os estágios obrigatórios da faculdade, no decorrer de 30 dias com o objetivo de expor o método RPG e sua melhora significativa em dores lombares e escoliose. Sabendo que a maioria dos exercícios de RPG são baseados no alto crescimento da coluna vertebral, tal método se faz eficaz em pacientes com tais queixas.

Durante os atendimentos, o método foi utilizado em uma mulher com idade acima de 60 anos, histórico de escoliose idiopática com curvatura em S e concavidade à esquerda e dores lombares há muito tempo em escala EVA de 9. Os exercícios, por falta de costume da paciente, foram modificados para 15 minutos em cada posição. Ao observar-se evolução, o tempo de cada exercício foi aumentado de acordo com a capacidade relatada por ela.

Ao final de 10 sessões, teve grande melhora da execução de cada exercício, assim como da dor relatada, que em escala EVA diminuiu para 0. Mesmo que os exercícios tenham sido realizados de forma adaptada devido o quadro doloroso da paciente, o método teve grande praticabilidade ao aplicá-lo na prática. Sendo assim, o RPG é inigualável quando comparado a outros métodos, visto que dentro deste relato a paciente teve uma melhora considerável, mostrando-se mais eficaz devido a idade e histórico frequente de algias.

*Cristiani Mello é doutora em Fisioterapia, professora de Anatomia, Cinesiologia e Ortopedia; Emely G. De Oliveira Pedroso é acadêmica do último ano de Fisioterapia.

** Este texto é HOMENAGEM A PHILIPPE EMMANUEL SOUCHARD, REFERÊNCIA MUNDIAL EM FISIOTERAPIA E CRIADOR DO MÉTODO RPG, falecido no último sábado (19)

REFERÊNCIAS

GUASTALA, Fábio Alexandre Moreschi. GUERINI, Mayara Hilda. KLEIN, Patricia Fernanda. LEITE, Vanessa Cristina. CAPPELLAZZO, Renata. FACCI, Ligia Maria. Efeitos da reeducação postural global e do isostretching em pacientes com lombalgia crônica não-específica: ensaio clínico aleatório. Fisioterapia em Movimento, v. 29, n. 3, 2016.

LEE, Gyu Bin. PRIEFER, David T. PRIEFER, Ronny. Scoliosis: Causes and Treatments. Adolescentes, v. 2, n. 2, pg. 220 – 234, 2022.

SAMOYEDEM, Carine Paula. FERLA, Bruna Maitê. COMERLATO, Tatiana. Efeitos da técnica de reeducação postural global (RPG) no tratamento da escoliose idiopática adolescente – estudo de caso. Revista Perspectiva, v. 42, pg. 23 – 34, 2018.

TEODORI, Rosana M. NEGRI, Júlia R. CRUZ, Mônica C. MARQUES, Amélia P. Reeducação Postural Global: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 15, n. 3, 2011.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.