em

Governo Beto Richa: aprovado pelos paranaenses

Ademar Traiano

Pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada na última segunda-feira (12) confirma algo que se pode sentir ao percorrer o Estado: a popularidade e a aprovação do governador Beto Richa é muito alta. Nada menos que 72,4% dos paranaenses aprovam a forma como o governador conduz seu governo.
Em alguns municípios da Região Sudoeste tenho evidências, por pesquisas internas, que a aprovação do governador é ainda mais elevada. Um sinal inequívoco que o governo, apesar de todas as dificuldades encontradas, começa seu governo sintonizado com os anseios da população.
A avaliação da Paraná Pesquisas foi ampla. O instituto ouviu 2.652 pessoas em 80 municípios do Estado entre os dias 1º e 7 de setembro. Ela mostra que a avaliação de Beto é significativamente superior a de Dilma Rousseff. Enquanto o governador obteve 72,4% de aprovação, a presidente ficou em 61,4%.
Um sinal de que o governo federal é aprovado pela maioria dos paranaenses, mas o governo estadual é ainda mais bem aceito pela população. Tal indicador é relevante quando se considera que Dilma é herdeira de um governo bem avaliado, enquanto Beto assumiu o lugar de um adversário e enfrenta as dificuldades decorrentes de uma profunda mudança de rumo na administração.
Como explicar tamanha popularidade para um governo que mal está começando – tem apenas oito meses – e dedica boa parte de suas energias e recursos a colocar a casa em ordem? Uma explicação foi elaborada pelo cientista político Mário Sérgio Lepre.
“O carisma do tucano e o desgaste deixado pela gestão peemedebista de Roberto Requião e Orlando Pessuti ajudam a explicar o resultado da pesquisa”, diz Lepre. “O Pessuti e, principalmente, o Requião saíram muito desgastados do governo. Inevitavelmente, o eleitor faz essa comparação”, prossegue o cientista político.
Mesmo sem as credenciais acadêmicas do consultor, baseado apenas em minha vivência política, avalio que a população aprova a administração de Beto porque percebe que, mesmo enfrentando dificuldades de toda ordem, o governador é bem intencionado, tem espírito agregador, luta para acertar e começa a imprimir ao governo do Paraná o mesmo ritmo que o transformou no grande administrador de Curitiba, por dez vezes eleito como o melhor prefeito do Brasil.
Não tenho dúvidas de que essa aprovação vai crescer ainda mais à medida que as sementes que estão sendo plantadas agora começarem a frutificar. Na última quarta-feira, por exemplo, o governador determinou a contratação imediata de 2.000 policiais militares e 695 policiais civis, bem como a ativação do novo Batalhão de Fronteira. As coisas começam a mudar para melhor no Paraná e a população está percebendo essa mudança.

O autor é deputado estadual pelo PSDB e líder do governo na Assembleia Legislativa 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.