em

O eixo da cooperação

Foto: Divulgação

Nas últimas cinco semanas falamos um a um sobre os trilhos da cooperação. A saber: a esperança, a visão empreendedora, a gestão, a Cultura Associativa e a importância valorizar o comércio local. Todos estes eixos se bem compreendidos nos leva à cooperação e à prosperidade de nossa comunidade. Sabemos que prosperidade é um estado que é cobiçado por quase todos os seres humanos que desejam atingir padrões de vida que lhe garantam a contínua sensação de contentamento e estabilidade emocional, e que esta estabilidade só é possível quando percebemos que a riqueza gerada por nós beneficiou a todos, nos trazendo significância e sentido à nossa existência.

Mais do que riqueza, a prosperidade é um estágio de evolução que buscamos desde o princípio dos tempos. Através da prosperidade encontramos a paz que só é atingida quando chegamos a plenitude de ordem em todos os aspectos de nossa vida em torno de um objetivo digno de ser vivido que não se altera com as lutas e tribulações da vida. Sabemos também que nunca haverá paz enquanto houver miséria e fome, ou enquanto não houver para todos condições concretas para atingir níveis compatíveis com a dignidade humana.

Entender o eixo da cooperação e trabalhar em seus trilhos é promover a paz e a prosperidade. É um estágio de evolução empresarial só experimentado por quem realmente conseguiu trazer significado à existência pessoal e de seu empreendimento. Normalmente confundidas com a própria felicidade, a paz e a prosperidade são os caminhos ou os pilares centrais da felicidade perene.

Enquanto a riqueza nos traz alegrias efêmeras, a prosperidade preenche a nossa essência e promove a felicidade perene, só experimentada por aqueles que entenderam a missão. Buscai a paz e a prosperidade. Acredite em você, acredite em teu negócio, invista nele, acredite no teu bairro e na tua cidade, invista nela. Desenvolva a visão empreendedora, preste atenção, a vida está oferecendo oportunidades o tempo todo. Cuide do teu negócio aprendendo os conceitos básicos da gestão. Desenvolva e pratique a cultura associativa. Coopere e participe. E valorize ao máximo o comércio próximo a você. Vivo aqui, compro aqui.

Cooperação não é apenas aquele sentimento de caridade que congrega todos para salvar uma comunidade após uma tragédia, mas acima de tudo é o sentimento de estar fazendo junto com todos a construção de um mundo digno de prospero. Pressupõe da parte de quem pratica um sentimento de respeito e desinteresse. Respeito à cultura predominante, e desinteresse de forma que sua cooperação não se constitua numa forma camuflada de imperialismo político ou econômico.

A manipulação é um desejo inerente daqueles que tem sede do poder e usam do brilho do associativismo para promover seu império econômico ou político. Isto abnegamos.  Cooperar é acima de tudo construir juntos, com liberdade, transparência, democracia e solidariedade. Este é o caminho. O caminho é ASSOCIAR, vamos trilhar.

O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo, formado em Filosofia e Administração

Confira mais artigos no DCMAIS

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.