em

Cuidados com a área íntima da mulher

Crédito: Freepik

A Fisioterapia Dermatofuncional é uma área especializada da fisioterapia que trata de disfunções estéticas e funcionais da pele, músculos e tecidos subjacentes. Ela engloba uma variedade de técnicas para melhorar a saúde e a aparência dessas estruturas utilizando recursos como massagens, eletroterapia, tapping, produtos injetáveis e exercícios específicos.

Dentro desta especialidade existem tratamentos voltados para a área íntima da mulher focando no aspecto, fortalecimento muscular e bem estar da região genital. Comum com o envelhecimento, e muitas vezes por cirurgias, parto natural, a a musculatura da região sofre com os efeitos do tempo. Hoje, uma mulher de 50 anos é considerada jovem, diferente de anos atrás onde a mulher vivia uma significativa diminuição na vida sexual e não havia a preocupação com bem estar e estética local, além de debilidade na funcionalidade da bexiga e região genital.

Assim, a Fisioterapia Íntima (ou Fisioterapia Pélvica) se concentra no tratamento de disfunções do assoalho pélvico como incontinência urinária, disfunção sexual, dor pélvica,  prolapsos e aspectos genital externo. É um tratamento que visa reduzir tais disfunções nas mulheres afetadas por essas condições, além de melhorar o aspecto estético, com consequente melhora da qualidade de vida das mulheres.

A estética íntima envolve procedimentos cosméticos e cirúrgicos destinados a melhorar a aparência externa dos órgãos genitais femininos. Isso pode incluir procedimentos como o clareamento genital, rejuvenescimento vaginal, entre outros.

O rejuvenescimento vaginal é um termo abrangente que engloba uma série de procedimentos funcionais e estéticos projetados para melhorar a saúde e a aparência da vagina. Isso pode incluir tratamentos para incontinência urinária, redução da flacidez vaginal, aumento da sensibilidade sexual e melhoria da aparência estética. Alguns dos métodos comuns de rejuvenescimento vaginal incluem terapia a laser, tratamentos de radiofrequência, cirurgia vaginal e terapia hormonal.

Outra alteração tratável pela fisioterapia íntima é a hipercromia vaginal que refere-se a uma condição na qual há um aumento da pigmentação da pele na região vaginal. Isso pode causar uma aparência mais escura ou mais pigmentada do que o normal. As causas da hipercromia vaginal podem variar e podem incluir fatores genéticos, alterações hormonais, exposição ao sol, atrito, infecções fúngicas ou bacterianas e inflamação. O tratamento para a hipercromia vaginal pode incluir terapias de clareamento cutâneo, como cremes despigmentantes ou tratamentos a laser.

A radiofrequência vaginal é um procedimento bastante utilizado também, é um aparelho que usa energia de radiofrequência para aquecer as camadas internas e externas da vagina, estimulando a produção de colágeno e melhorando a elasticidade e a firmeza do tecido vaginal. Esse tratamento é frequentemente usado para tratar condições como incontinência urinária leve a moderada, laxidão vaginal pós-parto, diminuição da sensibilidade sexual e outros sintomas relacionados à saúde íntima. Trata-se de um procedimento não invasivo e relativamente rápido, realizado em consultórios ou clínicas especializadas.

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa, mas grande parte das mulheres submetidas aos tratamentos íntimos apresentam melhorias significativas após uma série de sessões. É de suma importância procurar um profissional Fisioterapeuta qualificado para determinar o melhor curso de ação com base nas necessidades individuais e discutir os riscos e benefícios antes de considerar qualquer procedimento estético íntimo.

*A autora é fisioterapeuta e mestre em Ciências da Reabilitação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.