em

Associativismo na luta por uma causa comum

Rainer Zielasko

O empresariado do Paraná precisa de fortalecimento. As Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) são a ferramenta para essa transformação. A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) não mede esforços para buscar representatividade junto às coordenadorias espalhadas pelo Estado, para negociar com os governos estadual e federal incentivos para os municípios. Neste momento, o associativismo unido pela mesma causa pode ajudar a conquistar as melhorias necessárias para os micro e pequenos empresários.

Entre as principais lutas está busca por investimento em infraestrutura, principalmente no setor de logística. A Região Oeste, por exemplo, precisa de duplicação da BR-277, da continuidade das obras da Ferroeste e, principalmente, de um novo aeroporto regional.

Sem infraestrutura nas cidades do interior, não há como haver desenvolvimento. Sem desenvolvimento, não há como competir com quem está mais fortalecido. Esses benefícios que estão sendo buscados tornarão os municípios cada vez mais competitivos e, com isso, a população não vai mais precisar buscar emprego nos grandes polos. A oportunidade de trabalho vai estar bem próxima, nas empresas das cidades do interior.

A Faciap dá prioridade a outras duas bandeiras: uma é sobre a guerra fiscal que vem sendo travada entre o Paraná e outros Estados, por causa da diferenciação de alíquota do ICMS. A outra é sobre o piso salarial paranaense, que é um dos maiores do Brasil. É preciso mudar essa realidade para que as micro e pequenas empresas não sejam prejudicadas.

As ACEs devem ser vistas como agentes do desenvolvimento de cada município. Para haver essa conscientização, a Faciap incentiva cada vez mais o envolvimento dos micro e pequenos empresários ligados a essas associações. Para a concretização desse feito, a Federação tem utilizado os programas Capacitar e Empreender. São duas ferramentas que visam à capacitação e instrumentalização dos micro e pequenos empresários. São cursos, treinamentos e palestras que ocorrem nos quase 300 municípios associados a Faciap.

Outra ferramenta utilizada para enriquecer o potencial de negociação e competitividade das ACEs é o Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior (Ippex). O reconhecimento do trabalho está em todo o país. São mais de dez federações que utilizam o sistema de emissão do certificado de origem online. Além disso, os micro e pequenos empresários do Paraná participam, periodicamente, de fóruns, palestras e treinamentos para aprender a trabalhar conforme a legislação de importação e exportação.

As associações comerciais e empresariais precisam se unir para fortalecer cada vez mais o desenvolvimento local e seu poder de competitividade junto aos grandes centros. Só a força do associativismo pode fazer a diferença na hora de lutar por um ideal comum. Um empresário até consegue ter êxito no seu negócio sozinho, mas, quando faz parte de um movimento, fica muito mais forte.

O autor é presidente da Faciap e empresário do setor têxtil 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.