em

Articulações a favor de pessoas com deficiência

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, apresentou na última sexta-feira à secretária da Justiça e Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes, a proposta de que cada órgão da administração direta e demais esferas governamentais identifiquem em seu quadro funcional a figura de um interlocutor formalmente indicado para o atendimento a demandas relacionadas às pessoas com deficiência. A ideia é identificar nos órgãos do governo pessoas que tenham afinidade com a área e sejam articuladoras das demandas apresentadas pelas pessoas com deficiência. É isso o que a comunidade vem pedido, abertura e acesso aos programas e políticas de governo, disse Arns. Para a secretária, a iniciativa é importante e poderá contar com o apoio dos conselhos vinculados à Secretaria da Justiça.

Levantamento

Ainda durante a reunião, a secretária da Justiça e Cidadania apontou como necessidade prioritária o levantamento sobre a acessibilidade dos prédios públicos. Precisamos de adequações nos estabelecimentos penais e podemos fazê-las utilizando mão de obra dos detentos, disse. Erradicar o analfabetismo nos estabelecimentos penais, incluir reforma de escolas entre as penas alternativas, promover cursos de profissionalização e utilizar mão de obra prisional para fabricação de materiais de limpeza e produtos ecológicos de construção civil foram algumas das parcerias apontadas.

Disputa

O deputado federal do Paraná, Eduardo Sciarra (DEM) poderá ser o próximo líder do partido na Câmara Federal. Sciarra disputará a liderança da legenda na Casa contra o deputado baiano ACM Neto. A eleição acontece amanhã. O candidato está iniciando seu terceiro mandato como deputado federal. Atualmente é vice-presidente nacional de Assuntos Econômicos do Democratas.

Orçamento

O deputado Gustavo Fruet (PSDB) afirmou que a gestão da presidente Dilma Rousseff  (PT) precisará fazer um forte ajuste nas contas públicas e reduzir investimentos, pois o governo Lula provocou um afrouxamento do controle fiscal em ano eleitoral. Segundo levantamentos, o Executivo precisará economizar até R$ 60 bilhões para cumprir a promessa de um superávit primário de 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB). 

Utilidade Pública
O Centro de Equoterapia dos Campos Gerais  Horse Life, a Sociedade Rural dos Campos Gerais, a Associação de Pais e Mestres do Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves, a Sociedade Afro-Brasileira Cacique Pena Branca, de Ponta Grossa, e o Grupo Folclórico Polonês Mazury, de Mallet são agora entidades de utilidade pública através de proposta do deputado estadual Marcelo Rangel (PPS).

Posse

Na próxima quarta-feira, o engenheiro civil Amílcar Cavalcante Cabral assume a presidência do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG). A cerimônia de posse acontece às 10 horas, na sede da Secretaria do Meio Ambiente, em Curitiba. Vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o ITCG é responsável pela execução da política agrária e cartográfica do Paraná.

Corte de gastos

O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, indicou que o governo federal deverá fazer um forte corte de gastos em 2011 para manter o crescimento da economia em um ritmo sustentável. Segundo ele, as medidas serão para manter a economia crescendo como o previsto, mas na velocidade adequada. A expectativa é que os números sejam divulgados até a segunda semana de fevereiro. Mesmo com os cortes, a presidente Dilma Rousseff (PT) reiterou que manterá o orçamento das obras do PAC 2.

Rodapé

MCG faz planejamento para 2011

Os membros do Movimento Campos Gerais, de Igual para Igual se reuniram com o objetivo de fazer um balanço das atividades de 2010 e programar as ações para 2011. Também foi nomeado um coordenador para o Movimento. A função será ocupada pelo advogado Henrique Hennenberg. O Movimento continuará buscando a construção da Casa de Custódia, a instalação da Advocacia Geral da União (AGU) para a representação judicial e extrajudicial da União, a reinstalação da superintendência da Caixa Econômica Federal, na construção da nova sede da Delegacia do Trabalho, instalação de uma Unidade da Marinha, na antecipação da instalação da Vara da Justiça Federal e na criação da Defensoria Pública da União e dos Estados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.