em

Aquele que costuma tratar e não cumprir é sempre contrário a formalizar o que foi combinado?

Manipulando a seu favor

Uma das características daquele colega que age com ardil, isto é, que age de maneira dissimulada na empresa, agindo como aquele que sempre promete coisas, mas na verdade nunca cumpre, e quando não cumpre coloca a culpa nos outros, é justamente exigir que tudo seja escrito. Pode até parecer contrário à estratégia dele, mas é verdade. Ao exigir que tudo seja escrito ele consegue fazer com que a outra parte perca a paciência. Ele exige que todos os detalhes sejam colocados no papel e aí sempre aparece aquela pessoa sensata, objetiva que diz o seguinte: não, vamos anotar apenas os tópicos principais.

 

*****

Saindo de vítima

Essa é a arma do ardiloso que a partir disso pode questionar tudo o que não foi escrito revertendo a situação, direcionando toda a discussão para detalhes sem a menor importância. O ardiloso sabe que não vai ser possível e nem ele vai ter interesse em cumprir tudo aquilo que programou. O que importa para ele é ter uma boa discussão e bons argumentos para dizer que a culpa não é dele e mais, que ele foi uma das maiores vítimas do processo.

 

*****

Buscando a simplificação

O ardiloso tem como característica justamente isso: a sensação de sempre ser vítima das coisas, dos fatos, das pessoas e jamais chamando para si a culpa verdadeira pelo que faz. De forma prática, meu amigo tome cuidado. O ardiloso insiste em que se escreva demais para que o outro lado exija simplificação. É por conta dessa simplificação que o ardiloso tem o caminho para provar que ele sempre foi a vítima do processo ainda que tenha sido o único responsável por tudo o que aconteceu na empresa. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.