em

Aos (futuros) acadêmicos de Medicina da UEPG

Tarcísio Fanha Dornelles

 

 

Com a divulgação da concorrência astronômica por uma vaga no curso de Medicina da UEPG, podemos visualizar a valorização dele para aqueles que almejam ser médicos. Antes alguns desacreditavam, hoje temos uma das maiores concorrências do país. Este vestibular selecionará os alunos que farão parte da quinta turma de Medicina da UEPG. Cabe lembrar que a história do curso recomeçou em 2009, e marca uma importante vitória para todo o povo de Ponta Grossa e dos Campos Gerais.

Nós, acadêmicos de Medicina, fazemos parte da construção da história da faculdade de Medicina em Ponta Grossa. Hoje, temos um grande trabalho realizado e muito ainda a ser completo. É triste e danosa a maneira com que nos foi escrita a história da Medicina em 2003, mas hoje cá estamos, provando a nós mesmos que Ponta Grossa e seus professores podem sim oferecer educação médica de qualidade.

Não é fácil suportar olhares de desaprovação quando nos reconhecemos como acadêmicos de Medicina de Ponta Grossa, mas é parte da nossa escolha. Sim! Todos escolhemos e aceitamos estar aqui. Para todos, foi a escolha primeira de prestar vestibular e, depois de aprovados, de assumir a vaga e efetuar a matrícula.

Ao assinarmos a matrícula, assumimos um compromisso irrefutável com a construção deste curso. É a nossa responsabilidade e obrigação como alunos do curso de Medicina da UEPG para com a cidade e a população. Todos temos parte no sucesso que almejamos. Lutar por uma educação de qualidade é garantir que nossa história seja escrita da melhor maneira.

Embora muitos de nós vão concluir o curso e não vão exercer a Medicina aqui, o curso por si só é um patrimônio do povo de Ponta Grossa. Nossas turmas passarão, mas o trabalho que desempenharmos e as mudanças que propiciarmos ficarão aqui para sempre.

Devemos mostrar ao povo o valor do nosso curso e do nosso trabalho na vida da comunidade, devemos torná-lo ciente dos benefícios dos quais se dispõe com um curso de Medicina na cidade, mesmo que sem relações acadêmicas diretas.

Com essa concorrência, vemos (e mostramos) a todos que, além de nós, que fazemos parte diretamente do funcionamento e construção do Curso, há muito mais gente que acredita e que sonha com a Medicina da UEPG.

Por isso, como acadêmico, desejo boa sorte a todos os candidatos, e já de antemão peço àqueles que serão aprovados que já tenham a consciência da responsabilidade que assumem.

Chega de sermos questionados sobre a existência do nosso curso! Está na hora de darmos nossa cara ao povo, de assumirmos e demonstrarmos tudo o que temos construído e permitido e tudo aquilo que ainda construiremos e permitiremos! Vamos todos assumir nossa parte na redação dessa história na UEPG e na cidade de Ponta Grossa!

 

 

 

O autor é acadêmico de Medicina da 3ª Turma de Medicina da UEPG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.