em

Afinal, é competente quem possui diploma universitário ou experiência profissional?

Opinião

Como professor de pós-graduação de MBA na Fundação Getúlio Vargas, sinto-me confortável para responder o seguinte: diploma não garante competência. Por outro lado, o conhecimento adquirido em sala de aula não pode ser refutado por uma empresa. 

*****
Uma chance

A partir daí surge um dilema: de um lado estão os profissionais que possuem grande experiência de mercado, com profundo conhecimento técnico adquirido no dia-a-dia da empresa, mas que não tiveram condições ou não optaram por cursar o ensino superior. Do outro lado estão aquelas pessoas que acreditam que o ensino científico basta para demonstrar que são competentes. Elas necessitam apenas ter uma chance na prática para provar que isso é verdade. 

 

*****

Grande dúvida

E no meio, está a alta gestão que precisa dos profissionais com experiência para fazer sua empresa sobreviver, porém eles sabem que sem o conhecimento técnico a empresa terá dificuldades para continuar evoluindo. Entre sobreviver e evoluir fica a grande dúvida. A sugestão é que esses profissionais que possuem grande experiência não deixem que a arrogância tome conta. Vergonha é não querer aprender mais.

 
(Luciano Salamacha) 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.