em

A importância do Shopping Palladium para Ponta Grossa

José Eli Salamacha

 

 

Em outubro de 2001 escrevemos um artigo que foi publicado nos jornais locais sob o título Você acredita em Ponta Grossa?, onde dizíamos que muitas pessoas não acreditavam em Ponta Grossa e também comentávamos a respeito da entrevista concedida por Aníbal Tacla sobre o projeto de sua família na construção em nossa cidade do atual Shopping Palladium.

Na ocasião iniciava-se uma crise econômica mundial, principalmente decorrente do atentado terrorista de 11/09/2001, que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, além do fato de que outros empreendimentos que surgiram na área de Shopping em Ponta Grossa não tiveram sucesso.

Na entrevista Anibal Tacla afirmou ter efetuado duas pesquisas que revelaram dados que lhe entusiasmava o empreendimento, entre os quais de que a cidade na época com aproximadamente 270 mil habitantes registrava uma taxa de crescimento populacional de 1,8% ao ano e, portanto, três vezes superior à média paranaense, que era de 0,6%; que a população tinha uma renda per capita semelhante à de Curitiba; que a cidade mantinha uma média mensal disponível para consumo de R$ 90 milhões; que a cidade era dona de uma das melhores taxas de poupança do Paraná; que a região possui vocação turística e o shopping atenderia a região dos campos gerais.

Em meados de 2003, após um investimento inicial de mais de R$ 45 milhões, é inaugurado o Shopping Palladium, revolucionando o comércio local, pois ali se instalaram empreendedores de fora da cidade, inclusive com as redes nacionais das Lojas Americanas e Lojas Marisa, que também acreditaram no potencial desta cidade e região. Como diretor executivo e administrador do Shopping em Ponta Grossa, o Grupo Tacla convidou o pontagrossense João Luiz Giostri.  

Naquele artigo conclamamos as pessoas de nossa cidade e de toda a região para prestigiar aquele grande empreendimento, tornando possível o retorno dos investimentos ali realizados, de forma a estimular novos empreendimentos em nossa cidade, a fim de que cada vez mais diminua a parcela daqueles que ainda não acreditam na grandeza econômica de Ponta Grossa.

Decorrido 10 anos, para surpresa de muitos cépticos, o Shopping Palladium está aí com pleno sucesso, já tendo recentemente expandido sua área de lojas e de estacionamento, contando inclusive com novas lojas âncoras de renome nacional e proporcionando de forma direta e indireta milhares de empregos em nossa cidade.

O Grupo Tacla estava certo! O potencial da cidade de Ponta Grossa e região é muito grande e está correspondendo aos investimentos realizados, e agora, principalmente com esse novo momento que a cidade vive com a instalação de novas indústrias como a fábrica de caminhões DAF, a cervejaria da AMBEV, fábrica de rações MARS, etc., o desenvolvimento será ainda maior.

Enfim, pela coragem do Grupo Tacla, o Shopping Palladim surgiu em Ponta Grossa como um grande centro de entretenimento, lazer e compras, valorizando ainda mais toda a região dos campos gerais.

 

E a cidade aproveita esse aniversário de 10 anos do Shopping Palladium para, através da ACIPG – Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, Sindilojas, Clube de Diretores Lojistas, Sociedade Rural e Coordenadoria Regional da FIEP, homenagear e entregar ao Shopping Palladium o renomado Troféu Mérito Empresarial, que foi inspirado na história de Hermes, da Antiga Grécia, considerado o Deus do fomento, do comércio e da indústria.

Parabéns ao Grupo Tacla e aos empresários que acreditaram no empreendimento. Parabéns pelos seus 10 anos de muito sucesso!

 

 

O autor é advogado, Mestre em Direito e Econômico e Social pela PUC/PR, sócio da Salamacha & Advogados Associados e Diretor de Assuntos Jurídicos da ACIPG.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.