em

7 materiais e tecnologias sustentáveis para aplicar na reforma

Divulgação

Existem várias formas de aplicar os princípios da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente dentro de casa. Além de mudar hábitos rotineiros e apostar na reciclagem e economia de água, por exemplo, nas próprias obras é possível utilizar materiais ecologicamente corretos.

Pensar em alternativas que fujam das opções tradicionais de materiais de construção pode ser o primeiro passo rumo a uma reforma econômica e sustentável. E se sua intenção é investir em uma reforma assim, não deixe de conferir as 7 possibilidades a seguir.

 

Captação e reúso da água da chuva

A ideia é bem simples e pode ser aplicada em qualquer residência. Consiste basicamente em um sistema que coleta a água da chuva e a armazena para ser utilizada em outras atividades cotidianas em que não é necessária a água potável, como na irrigação dos jardins, lavagem do chão ou descarga do banheiro.

Para aplicar a ideia, é preciso calcular aproximadamente a quantidade de água que cai sobre o telhado da casa para poder fazer uma previsão aproximada da tubulação a ser instalada para transportar a água até a cisterna. Como complemento ao sistema, ainda é possível instalar filtros para tornar a água disponível para o reúso.

 

Telhado verde

O revestimento do telhado de casas e edifícios com plantas é uma forma criativa e barata de manter a temperatura da residência e ainda ajudar a melhorar a qualidade do ar. As plantas devem ter raízes pequenas, como as hortaliças, e é preciso muito cuidado com a impermeabilização da laje.

Para quem ainda é receoso com a proposta, uma boa ideia é apostar nas telhas termoacústicas, já que, além de isolar ruídos, ainda ajudam a minimizar gastos com energia e refrigeração. Os diferentes modelos mantêm os ambientes com a temperatura equilibrada sem precisar se preocupar com infiltração de água.

 

Lâmpadas LED

Apesar de serem um pouco mais caras que as lâmpadas incandescentes, a diferença no preço acaba sendo compensada a longo prazo, na diminuição da conta de energia.

Por serem feitas com um dispositivo que precisa de menos energia para iluminar, consomem menos eletricidade e ainda possuem vida útil 40 vezes maior que as lâmpadas tradicionais.

No caso das reformas, não é preciso se preocupar com a troca dos soquetes, já que hoje em dia essas lâmpadas se encaixam nos mesmos padrões das lâmpadas frias.

 

Tinta Natural

Por serem feitas com matérias-primas disponíveis na natureza, não são compostas por substâncias sintéticas derivadas do petróleo. Podem ser vegetais, com insumos animais ou minerais e geralmente não impactam negativamente na qualidade do ar, já que não possuem os compostos orgânicos voláteis que agridem a camada de ozônio.

As tintas ecológicas são tão eficientes quanto as sintéticas e possuem uma diferença de preço pequena quando compradas às tinturas convencionais.

 

Descarga com duplo acionamento

Os vasos sanitários que possuem a tecnologia do duplo acionamento possibilitam que a descarga seja dada usando 3 ou 6 litros, dependendo da necessidade. Possuem uma caixa com dois espaços de armazenagem de água que podem ser usados concomitantemente ou de forma isolada.

A descarga custa aproximadamente R$ 250 e a economia no consumo de água pode chegar a mais de 60% quando comparada com os sistemas tradicionais.

 

Compostagem

A compostagem é um processo de reaproveitamento de resíduos orgânicos como restos de frutas, cascas de verduras e legumes, transformando-os em adubo.

A proposta da compostagem é utilizar os nutrientes que seriam perdidos com o descarte de tais materiais para adubar os jardins e, ao contrário do que muitos pensam, o processo não deixa cheiro ruim e é bem simples de ser instalado. Além de prático e ecológico, o sistema é barato, custando cerca de R$ 180 (composteira doméstica).

 

Energia solar

A energia solar, diferentemente das fontes tradicionais de energia, causa baixo impacto ambiental. Seu sistema pode ser instalado basicamente em qualquer lugar que possua iluminação solar, preferencialmente nos telhados das casas, onde a luz incide diretamente. Para aderir á proposta da energia solar, é preciso instalar os painéis, que ocupam aproximadamente 35 m². Os preços das placas podem variar muito, mas a economia de energia a longo prazo com certeza compensa os custos iniciais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.