em

Hulkenberg surpreende e é pole no GP do Brasil


SURPRESA
Hulkenberg deixou postulantes ao título para trás e foi o mais rápido no treino para o GP do Brasil

Na corrida que pode definir o campeão mundial, o tempo instável foi determinante para definir quem larga na frente. Em um treino marcado pelo clima inconstante, Nico Hulkenberg, surpreendeu a todos e fez a pole position e larga na frente do GP do Brasil em Interlagos. A largada do Grande Prêmio do Brasil será às 14 horas de hoje.

O companheiro de Barrichello na Williams foi o azarão do treino, cravando sua primeira pole position da carreira, deixando para trás os postulantes ao título. Sebastian Vettel foi o segundo, com seu companheiro de equipe, Mark Webber, em terceiro. Fernando Alonso foi o quinto, e Lewis Hamilton o quarto. Rubens Barrichello larga em sexto, e Felipe Massa em nono.

O GP do Brasil pode dar a Fernando Alonso seu terceiro título mundial. Para isso, o espanhol precisa vencer, além de torcer para quer Webber não termine a prova acima da quinta posição. Se ficar com a segunda colocação, Alonso terá que contar com uma combinação mais complexa, com Webber abaixo de oitavo, Hamilton não ficar acima do quarto colocado, além de Vettel não vencer. Existe ainda a possibilidade do espanhol faturar o título caso ele chegue em terceiro, Vettel fique fora do pódio, Hamilton não chegue até o quinto lugar e que Webber não pontue.

Como se tornou costume em Interlagos, o tempo se tornou uma incógnita, para desespero de pilotos e equipes. Nas primeiras sessões de ontem, os pilotos foram à pista com chuva, e no fim dos treinos livres, a pista permanecia molhada, apesar da chuva ter cessado há algum tempo. No início das sessões livres a aposta dos pilotos foi nos pneus para chuva, entretanto, nos minutos finais, já havia quem fosse à pista com pneus intermediários.

Na hora em que valia posição no grid, a chuva voltou a preocupar os pilotos. A Q1 iniciou sob água mas apenas em determinados pontos da pista, o que dificultou o trabalho para os corredores. Apesar do mau tempo, praticamente todos conseguiram sair ilesos da primeira parte do treino, com as ‘nanicas’ Lotus, Hispania e Virgin ocupando a parte de trás do grid. Bruno Senna, da Hispani, larga em último, e Lucas di Grassi, da Virgin é o 22º. Na segunda parte do treino a chuva voltou a apertar,  mas não a ponto de obrigar os pilotos a trocarem os pneus intermediários.

Para a corrida de amanhã, a previsão é de que o clima instável volte a causar dor de cabeça para pilotos e equipes. A meteorologia aponta para sol, mas sem descartar a possibilidade de pancadas de chuva na tarde.

Após reclamações, circuito deve passar por mais reformas

O paddock do circuito de Interlagos é constante alvo de críticas de pilotos e equipes, pelo espaço reduzido para trabalhar, ainda mais com a ampliação nesta temporada no número de equipes. O problema deve ser resolvido para 2012, com a ampliação da área de boxes. Segundo o diário Lance, a SPTuris, responsável pela administração do autódromo, já prevê a reforma do paddock, iniciando as obras em 2011. A previsão está registrada no Plano Diretor de São Paulo para o ano.

“Talvez já em 2011 comecemos as obras. Em 2012, com certeza estarão prontas. O Jackie Stewart disse que dará algumas dicas para melhorarmos o paddock”, disse Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris
Administrador do circuito, Chico Rosa reconhece que com a chegada de duas equipes, ampliando de dez para 12 o número de escuderias, piorou a situação.

“As queixas vão chegando aos poucos. Ao longo deste fim de semana ouviremos as equipes”, disse Rosa. “Tudo que mexe nos boxes causa paralisações. Então é preciso encontrar soluções.”

“Sabemos que o espaço é pequeno, mas é um problema com que temos de lidar. Mônaco e Hungria também têm boxes apertados. Nos circuitos novos é mais tranquilo”, disse o coordenador da Renault, Geoff Simonds. O contrato de Interlagos para receber a Fórmula 1 vai até 2014.

GRID DE LARGADA

    1    Nico Hulkenberg    Williams
    2    Sebastian Vettel    Red Bull
    3    Mark Webber    Red Bull
    4    Lewis Hamilton    McLaren
    5    Fernando Alonso    Ferrari
    6    Rubens Barrichello    Williams
    7    Robert Kubica    Renault
    8    Michael Schumacher    Mercedes
    9    Felipe Massa    Ferrari
    10    Vitaly Petrov    Renault
    11    Jenson Button    McLaren
    12    Kamui Kobayashi    Sauber
    13    Nico Rosberg    Mercedes
    14    Jaime Alguersuari    Toro Rosso
    15    Sebastien Buemi    Toro Rosso
    16    Nick Heidfield    Sauber
    17    Vitantonio Liuzzi    Force India
    18    Adrian Sutil    Force India
    19    Timo Glock    Virgin
    20    Jarno Trulli    Lotus
    21    Heikki Kovalainen    Lotus
    22    Lucas Di Grassi    Virgin
    23    Christian Klein    Hispania
    24    Bruno Senna    Hispania

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.