em

Após ficar entubado na UTI, médico do HU volta ao trabalho

Médico residente contraiu covid-19 em setembro (Divulgação)

“Sabia do risco mas não poderia ficar parado”. A frase é do egresso do curso de medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Vinicius Grachinski. Ele retornou ao trabalho como residente na Ala Covid-19 do Hospital Universitário nessa sexta-feira (16). Desde setembro passou a enfrentar o coronavírus como paciente.

Vencer a doença e retornar ao trabalho são motivos a mais para celebrar o Dia do Médico, comemorado neste domingo (18). Para marcar a data, a UEPG está divulgando relatos de professores do curso de Medicina, profissionais que atuam no HU e no Hospital Universitário Materno Infantil (Humai).

Vinicius Grachinski, desde o início da pandemia, trabalhou na Unidade de Terapia Intensiva Covid, na enfermaria e no pronto atendimento. “A rotina dentro do HU mudou radicalmente. Alguns serviços como o ambulatório foram suspensos enquanto a demanda por atendimento de pacientes com covid aumentava vertiginosamente”, relata.

Depois de meses de plantões e exposição, mesmo com toda as medidas para segurança, Vinicius contraiu a doença em setembro. O quadro se agravou e precisou ir para UTI, onde foi entubado. “Após o periodo crítico graças ao ótimo atendimento prestado e apoio de todos os amigos e familiares consegui me recuperar”. Ele confessa que, após essa experiência retorna motivado ao trabalho, com a vontade de fazer cada vez mais pelos pacientes. “Os profissionais da aérea da saúde sabem de sua importância, especialmente em períodos como este”.

Experiência

Sobre a experiência no tratamento de pacientes infectados com coronavírus, ele detalha que “por ser um doença que ainda estamos conhecendo e com várias peculiaridades, vários padrões que tínhamos na medicina mudaram, especialmente na medicina intensiva. Desde drogas para sedação, parâmetros de ventilação até a abordagem da família por via telefônica”.

Para ele, o risco de contaminação e o estresse da rotina pesam muito para todos os funcionários da equipe. “Por isso o apoio dos colegas, familiares e amigos é fundamental para manter-se nessa tarefa”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.