em

HU realiza cirurgia inédita para recuperação de audição

Poucos centros hospitalares têm equipe treinada para o procedimento (Reprodução/Instagram)

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU) realizou, na última quinta-feira (15), uma cirurgia inédita pelo SUS em Ponta Grossa. A equipe de otorrino fez um implante de condução óssea para surdez moderada em paciente com dificuldade auditiva.

A cirurgia inédita teve a coordenação do Dr. João Eduardo Maestri, responsável pelo setor de cirurgia otológica do HU. Segundo ele, já houve procedimento similar por meio de convênio, no segmento privado. Pelo Sistema Único de Saúde, foi a primeira vez.

O paciente, um homem na faixa dos 30 anos de idade, se recupera bem do procedimento. Ele havia perdido a audição da orelha direita em função de infecção decorrente de doença anterior. Com a cirurgia, deve voltar a ter audição plena.

“O implante tem custo elevado, então são poucos os centros com equipe treinada e que conseguem ofertar isso aos pacientes do SUS. A gente está orgulhoso de poder apresentar isso, também, no treinamento dos médicos residentes, estudantes de medicina e fonoaudiólogos”, diz o Dr. Maestri.

Leia também: UTI da Ala Covid do HU tem menor ocupação desde julho

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.