em

UEPG finaliza transferência de crianças do HU para o Hospital Materno Infantil

Cinco pequenos pacientes foram transferidos na manhã desta sexta (11)

https://dcmais.com.br/wp-content/uploads/2020/09/CD_JA_Transferencia_pacientes_HU_Regional_Hospital_Crianca_Mai_setembro_2020274-2-1024x683.jpg
Foto Ilustrativa: Arquivo DC

O trabalho cuidadoso de transferência de crianças das UTIs Neonatal e Pediátrica do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG) para o Hospital Universitário Materno Infantil (Humai-UEPG) foi concluído nesta sexta-feira (11). Esta foi a última etapa de mudança da estrutura. As novas dependências ficam no espaço do Hospital da Criança, na entrada do bairro Estrela.

Para a transferência, além de equipes médicas e funcionários do HU-UEPG, foi necessário suporte de ambulâncias, incluindo o SAMU, e de batedores da Guarda Municipal. Toda essa estrutura fez parte de uma operação em que foi necessária extrema cautela, pois há bebês em estado clínico delicado.

“Os casos mais graves, especialmente daqueles que precisam de respirador, são encarregados pela equipe médica do SAMU. Há um aparato especial para esses casos”, explica a diretora geral do HU-UEPG, Luciane Cabral.

Trabalho envolveu equipes do Hospital Universitário Regional. Foto: José Aldinan de Oliveira

De dois em dois os ‘pequenos’ foram encaminhados. O primeiro comboio saiu por volta de 9h da manhã. Já o segundo, uma hora depois. A logística foi preparada para o menor impacto possível aos pacientes. Entre eles estava a menina Letícia, de apenas oito meses, acometida pela AME (Atrofia Muscular Espinhal). Ela foi no SAMU com um polvo de crochê ao lado.

Em menos de 20 minutos o trajeto de quase nove quilômetros foi concluído. O percurso foi monitorado por ao menos duas viaturas e sete motocicletas da Guarda Municipal. Enquanto uma equipe médica estava na ambulância, outra já aguardava a chegada no Humai-UEPG.

Além da pequena Letícia, outros quatro bebês que estavam nas UTIs em Uvaranas foram encaminhados para a nova unidade. Havia um sexto paciente que seria transferido, mas teve alta antes do procedimento e não precisou ser levado. No total, o Humai-UEPG terá dez leitos de UTI. Ou seja, metade está ocupado neste momento.

Equipamentos

Um caminhão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também acompanhou o comboio. Ele carregava equipamentos da UTI do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais para as novas dependências. A maior parte dos materiais foi levada com ao menos um dia de antecedência, mas os últimos equipamentos foram carregados nesta sexta.

Razão da mudança

Em entrevista ao DC, o vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa explicou o motivo da alteração. “O Hospital da Criança foi transformado em Hospital Universitário Materno Infantil. Já tinham sido transferidas as atividades de obstetrícia, de cirurgia pediátrica de emergência e a pediatria clínica. Então faltava somente a UTI para que o hospital passasse a ter uma estrutura completa”.

UEPG finaliza transferência de crianças do HU para o Hospital Materno Infantil

Trabalho cuidadoso de transferência para o Humai-UEPG envolveu enfermeiros, médicos, SAMU e demais funcionários no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais.Imagens: Felipe Liedmann

Posted by Diário Dos Campos on Friday, September 11, 2020

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.