em

Por que bons consultores costumam ser sempre “maus”?

Parar para ouvir
A história costuma ser sempre a mesma. Um determinado empresário querendo melhorar o desempenho de seu negócio busca o apoio de um consultor. Entretanto ele pode ter uma grande decepção se não souber exatamente qual é o papel de um consultor. Lembro do Arnaldo, um cliente que me contratou para fazer uma consultoria de sua empresa. Já no começo da conversa ele foi dizendo tudo o que queria que eu fizesse na sua organização. Ele me dizia o que deveria e o que não deveria fazer, e mais, ainda me dizia qual era a ordem que gostaria de ver as coisas sendo feitas.

A experiência ensina
Mas, como tudo na vida, depois que se adquire certa experiência, acaba-se tendo paciência quando alguém ansioso tenta lhe dizer o que deve fazer. Pedi-lhe que não se esquecesse de duas frases, que a partir de então, eu lhe repetiria a todo o momento. A primeira é: Se você me chamou, é para escutar o que eu tenho a lhe dizer e não para repetir o que você quer dizer. E a segunda: Arnaldo, entenda de uma vez por todas que num processo de consultoria, o bom consultor não vai falar aquilo que você quer ouvir. Ele vai falar o que você deve escutar da maneira que você gosta de ouvir.

A verdade dói
Pode parecer um trocadilho, mas há uma diferença fundamental na hora de conseguir resultados. Na verdade, bons consultores, quando falam a verdade podem ser entendidos como pessoas más, e não como alguém que quer ajudar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.