em

Como planejar o fechamento de uma empresa?

Sem preparo para o fracasso
Você já parou para pensar quantos cursos existem para ensinar empreendedores a terem sucesso nas suas carreiras, nos seus negócios? Agora, responda rápido quantos cursos existem para ensinar o empreendedor a fechar a sua empresa, a encerrar o seu negócio? Percebeu a diferença? No nosso país a preocupação sempre está em preparar as pessoas para o sucesso, mas nem todos vão ter sucesso o tempo todo na vida. E se percebe também, nestas horas, a ausência do preparo para o fracasso.

Alguns cuidados
Assim, a pedido de muitos leitores, comento hoje quais os fatores que devem ser incluídos no planejamento de quem quer fechar sua empresa. É isto mesmo. Tão importante quanto planejar a abertura de um negócio é também usar a inteligência para planejar o fechamento deste negócio. Em primeiro lugar, devem-se analisar quais os custos que se tem hoje e quais os custos para demitir pessoas, para diminuir o faturamento, para encerrar certas atividades com determinados clientes como, por exemplo, aqueles que não lhe conferem lucros, mas que ajudam a fazer o seu dia-a-dia ir adiante, os famosos clientes que ajudam a sua empresa a girar o negócio.

Transformando numa oportunidade
O correto é programar este impacto negativo na sua organização. Outro aspecto fundamental no seu planejamento é que tipo de prejuízo se poderá ter ao encerrar as atividades de maneira abrupta, de maneira radical perante o mercado. Explico. Bons empreendedores, quando sabem conduzir um processo de fechamento do seu negócio podem transformar esta situação numa oportunidade de emprego não só para ele mesmo, mas para os seus funcionários. Resumindo, quem planeja pode não ter lucros, mas com certeza terá menos prejuízos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.