Resultados
Muitos gestores cometem enganos ao achar que só porque uma pessoa tem um bom relacionamento com os clientes da empresa, ela será um ótimo profissional para a área comercial, a área de vendas. Ser simpático, ser capaz de motivar os colegas não basta para garantir que a pessoa seja capaz de fechar um bom negócio para a empresa. Ser bom mesmo é ser capaz de gerar resultados.
Psicologia
Outra característica importante para um bom profissional da área de vendas é procurar entender o cliente e descobrir, nas entrelinhas, o que ele realmente precisa ao tentar comprar determinado produto e não ouvir apenas o que ele expressa através de palavras. Em muitos casos, nem o próprio cliente tem essa exata noção do que ele realmente necessita e o bom vendedor, usando de tato e psicologia acaba descobrindo para ele. Estes profissionais são muito motivados e não perdem a empolgação nunca.
Adeus carreira
Um erro que um bom profissional de vendas deve, a todo custo, evitar cometer é não gerar resultados. Pode ser a pessoa mais cordial, mais simpática, que até freqüente a casa do cliente como amigo, mas se não conquistar resultados, não atingir metas, não mostrar desempenho, sua carreira estará correndo sérios riscos. A experiência mostra que os clientes até preferem vendedores mais ríspidos, menos simpáticos, mas que lhes dão o que eles realmente necessitam.