em

Não posso falar “umas verdades”para o funcionário?

Gerenciar problemas
Tenho tido a oportunidade de conversar com gestores dos mais variados ramos de atividade e, também, de diferentes níveis hierárquicos. Praticamente em todos os casos a reclamação é a mesma: se eu não posso chamar a atenção e nem falar umas verdades para a pessoa, de que adianta aceitar a posição de chefia na empresa? Para todos, minha resposta é sempre a mesma: É por isso que você foi investido na função de chefia!. Pode parecer brincadeira, mas muitos gestores acham que não foram contratados para gerenciar problemas. Ao contrário, sua função deveria ser apenas de acompanhar o bom andamento dos trabalhos que os outros executam na empresa.

Talentos diferentes
Entretanto, entre o desejo desses gestores e a realidade do mundo empresarial há uma distância enorme. O que é necessário atualmente é ter uma chefia que tenha a capacidade de gerenciar talentos diferentes. E aí vem a pergunta: O que uma empresa deve fazer quando tem funcionários que, apesar do excelente desempenho, são péssimos no relacionamento com os seus colegas de trabalho? A primeira opção, totalmente reativa, é demitir sumariamente esse funcionário. Já a segunda opção é achar alguém que tenha habilidade e competência suficientes para gerenciar as diferenças existentes na equipe, garantindo que cada indivíduo utilize o máximo da sua capacidade em prol da empresa.

O foco é a empresa
De forma objetiva, falar umas verdades deve ser sempre uma atitude que gere algum resultado positivo para a empresa e não para o ego do gestor. Essa é a diferença! Um gestor impulsivo reage às situações críticas do ambiente de trabalho e, com isso, pouco consegue em termos de resultados para a empresa. Já o gestor que age com inteligência, que tolera e harmoniza a equipe, consegue os resultados que a empresa necessita. Lembre-se: reações impulsivas e sem objetivos só servem para uma coisa: destruir a carreira profissional de um gestor.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.