Somente com objetivos muito claros
Um treinamento só é válido numa empresa se realmente for realizado com objetivos bem definidos e se, efetivamente, tiver chances de produzir resultados após ter sido realizado. Muitos empresários se queixam de investir muito dinheiro para proporcionar treinamentos, mas seus funcionários não valorizam e nem sequer demonstram interesse em participar. Um treinamento pode ser fundamental para o bom desempenho da equipe, mas o que não pode acontecer é que ele pretenda mudar radicalmente o comportamento dos funcionários.
*****
Harmonia
A alta gestão deve estar ciente de que se forem necessárias mudanças nos integrantes da equipe, também ela poderá ter de mudar o seu comportamento em relação a eles. A linguagem da alta gestão deve estar em consonância com a prática dos integrantes da equipe e vice-versa. Não pode haver antagonismo, como no exemplo onde o gestor pede um treinamento para atendimento ao cliente, mas a empresa prioriza o preço do produto e não a satisfação do cliente. Nesses casos o treinamento além de não ajudar nada, ainda acaba criando confusão na empresa.
*****
Investir no seguro
Outro fator importante é que não se pode exigir que todos os integrantes da equipe apresentem o mesmo grau de interesse em participar do treinamento. Se a maioria se interessar, alegre-se com isso. Se for o contrário, trace estratégias para contratar um treinamento que desperte o interesse do funcionário e o motive a colocar em prática aquilo que for ensinado durante o treinamento para gerar resultados. Caso contrário, não perca tempo, nem dinheiro.
(Luciano Salamacha)