Analisar três aspectos
Nem sempre é uma tarefa fácil no meio corporativo falar aos colegas sobre um problema que está acontecendo, principalmente quando esses colegas são os causadores do problema. Para resolver a questão, a dica para os profissionais é dividida em três partes. A primeira é determinar claramente qual é o problema que está sendo analisado. A segunda é determinar como é que você percebe aquela situação e, finalmente, em terceiro lugar indicar a solução que você acha plausível para acabar com o problema.
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Diplomacia
Como exemplo, imagine que numa empresa esteja havendo um problema de atraso de funcionários, mas como você é parte integrante da equipe e, portanto, não é o chefe dos seus colegas, precisa conversar abertamente sobre isso sem provocar ofensas ou ser mal compreendido. A maneira correta seria dizer que alguns profissionais, não importa quem, estão chegando atrasados no ambiente de trabalho e que isso, na sua percepção, deve estar prejudicando o desempenho dos demais, pois gera uma sensação de injustiça.
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Apontando possíveis soluções
Dizer também que considera como solução mais adequada rever os horários dos funcionários ou, na sua impossibilidade, esclarecer a todos que o horário de trabalho precisa ser cumprido. É agindo assim, destacando o problema e mostrando como você percebe a situação, indicando uma possível solução é que você consegue emitir a sua opinião sem machucar os outros.
(Luciano Salamacha)