Caminhando juntos
Algumas pessoas tentam colocar satisfação e paixão como sentimentos completamente antagônicos e excludentes, ou seja, se tem um e automaticamente não se tem outro, ou vice-versa. Na verdade a paixão e a satisfação são apenas sentimentos diferentes que podem andar juntos, ou separados, o tempo todo nas empresas. Por exemplo, aquela pessoa que é apaixonada pelo que faz, é empolgada. Aquela pessoa que tem satisfação no que faz é dedicada.
*****
Custo-benefício
Aquela pessoa que tem paixão pelo que faz é inconsequente e vai até o limite das suas energias para poder realizar a tarefa. Já, aquele que busca a satisfação costuma ser uma pessoa comedida, ponderada, que mede bem o custo-benefício de cada atitude. E não há o certo ou o errado. Empresas precisam do sangue quente do apaixonado e também da ponderação e da sabedoria daquele que quer satisfação no que faz. A paixão induz as pessoas ao ímpeto, a atitudes impulsivas, enquanto que o profissional que busca satisfação tem na reflexão, na ponderação e, principalmente na ação do tempo certo o seu grande diferencial.
*****
Longevidade no emprego
Então qual dos dois é melhor ter na empresa? Sem dúvida alguma, se fosse para fazer uma eleição de prioridades, seria melhor ter profissionais que buscam a satisfação pessoal do que os movidos pela paixão. É que quem busca satisfação demonstra ter muito mais longevidade dentro da empresa, enquanto quem age pela paixão só continuará agindo assim enquanto ela durar. Pense nisso!
(Luciano Salamacha)