em

Só faltaram 20%

Indianara Schuinki

 

 

 

Dia 2 de abril do corrente ano, houve a manifestação de servidores públicos municipais onde requisitavam 25% de aumento salarial. Nada mais justo, para uma categoria de funcionários que vem sofrendo, desde o primeiro mandato do atual prefeito, nos anos 90, o retrocesso do salário. Por que um vereador tem que ganhar tanto e um prefeito também, se quem forma crianças tem muito mais responsabilidades nas mãos do que eles?

Por que o descaso com o salário dos professores por parte das autoridades? Chegará um dia em que ninguém mais vai querer ser professor municipal, e, quem ficar, só ficará pela formação precária que tiver e, na falta de oportunidade melhor. Já estamos quase vivendo este tempo. A inscrição para novo concurso de professores municipais encontra-se aberta, e mais uma vez, com certeza não suprirá as vagas existentes.  

Só faltaram 20% do que foi reivindicado: seja na boa vontade do prefeito, na falsidade de quem negocia e no descaso da nossa representante, secretária de Educação que conviveu com os tempos áureos do magistério. Em meio a tantas formas de comunicação, tanto vício e abandono dos filhos por parte dos pais, professores exercem inúmeras funções: educador, professor, enfermeiro, assistente social, psicólogo. Não é raro acontecer de os professores pegarem piolho de seus alunos, de gastarem seu pobre salário pra se recuperar de doenças que pegam em sala de aula. Professor deveria receber auxílio insalubridade.

Os salários deveriam ser trocados: o dos professores para os políticos e dos políticos para os professores. Isto porque estes precisam estudar, fazer cursos para se atualizarem, precisam ter sensibilidade para trabalhar com o próximo, para entender as diferenças e se adaptar a elas. Os 5,12% de aumento dados pelo nosso prefeito, são uma piada! Piada de mau gosto convenhamos! Por que ele não aumentou assim seu salário e dos vereadores?

Só faltaram 20%… para os professores se  sentirem com um pouco de dignidade, com um pouco de respeito, para sentirem que nem tudo está acabando: saúde, paciência, dom de multiplicação do baixo salário. Depois desta piada que foi o aumento, faz-se reunião aqui, ali, na Câmara. Fala o Leovanir, falam os vereadores e quem mais vier, para fazer uma cortina de fumaça. Para fazer de conta que se importam, para enganar os prejudicados professores de que tentaram fazer algo por eles.

A Lei de Responsabilidade Fiscal, só prejudica o orçamento quando é para aumentar o salário dos servidores. Que pena, faltam apenas 20%, no mínimo, de consideração!!!

 

 

A autora é professora e advogada

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.