em

Quando a atenção aos detalhes pode prejudicar um profissional?

Exagerando

Existe uma diferença entre atividade importante e atividade urgente nas organizações. É justamente aí que o detalhista acaba cometendo erros. O detalhista é aquele profissional que exige conhecimento pleno, análise plena sobre todos os elementos que compõem uma determinada situação. O detalhista é aquela pessoa que coloca tudo com o mesmo grau de importância e de urgência. Já, o profissional inteligente, de bom senso, procura analisar aquelas atividades que são importantes, ainda que não sejam urgentes e é justamente para elas que ele dá atenção aos detalhes.

 

*****

Mudando o resultado

Já, em outras situações, mesmo que os detalhes possam fazer alguma diferença, é urgente a decisão. Imagine que você trabalhe em um hospital e tem dois pacientes distintos. O primeiro, que entra pela sala de emergência, não consegue respirar. Quem é atento aos detalhes pode querer fazer um exame minucioso no paciente antes de tomar uma atitude e essa pessoa pode falecer porque faltou ao profissional que a estava atendendo, um pouco de noção do que é urgente. Ainda que não tomasse a melhor decisão, o fato é que naquele momento algo precisava ser feito.

 

*****

Uma questão de tempo

Já, outro caso no hospital é o da pessoa que é internada porque sente algumas dores, algum desconforto na coluna ou na cabeça. Nesse caso todos os detalhes são importantes porque há tempo para se tomar uma decisão. Assim, meu amigo, tome muito cuidado e não misture dois conceitos importantes. O que é urgente tem de ser realizado ainda que com menos informação disponível. Já, aquilo que é importante merece toda atenção aos detalhes, desde que haja tempo. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.