Cobrar pode ser um erro
No meio corporativo, nada é mais coerente do que falar a verdade sempre, seja entre clientes e empresa, seja quando o chefe quer falar com o funcionário e também quando o funcionário quer falar com o chefe. Agora, não é por que a chefia não falou sobre isso que ela não tem uma noção clara sobre todas as possibilidades que podem envolver você e sua carreira. A grande questão e também o grande erro que muitos profissionais cometem é procurar a chefia com um ar de cobrança, de retaliação e às vezes até mesmo com um ar de coação. Algo do tipo: Olha chefe, como você não fala comigo a respeito das perspectivas de crescimento eu vim aqui cobrar. Você pretende me dar alguma chance aqui na empresa ou não?
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Diferença entre obrigação e opção
Perceba que chefia nenhuma, líder nenhum gosta de receber dos seus subordinados algum tipo de questionamento, algum tipo de exigência, principalmente quando essa exigência é uma liberalidade por parte da alta gestão. É diferente quando um funcionário cobra da chefia que o salário não foi pago em dia. É uma obrigação de toda empresa pagar os salários em dia. Entretanto, quando se trata de promoção essa não é uma obrigação da chefia e sim uma opção que pode ser exercida a qualquer momento. Falar com a chefia sobre perspectivas de crescimento envolve apenas alguns cuidados. O primeiro é demonstrar que você está satisfeito onde está.
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Falar, mas não exigir
Em segundo, demonstrar que o lado bom de toda pessoa é querer crescer, é querer aprender mais e assumir mais responsabilidades, como também ganhar mais. A terceira situação importantíssima é demonstrar que você está falando sobre aquilo, e não exigindo posicionamento efetivo, assertivo, por parte da alta gestão. Resumindo, meu amigo, falar sobre perspectivas de crescimento é sempre benéfico para uma empresa. Já, exigir essas mesmas perspectivas por parte da alta gestão pode ser um erro grave na carreira de um bom profissional.
(Luciano Salamacha)