em

Por que meu chefe não gostou quando sugeri um sucessor para minha função na empresa?

Equivocado

Há uma diferença fundamental entre negociar sua saída da organização onde trabalha e querer indicar quem deve ficar no seu lugar. Conheço profissionais que tem cometido esse erro de não apenas se desligar da empresa, mas também querer interferir na decisão da alta gestão sobre quem deve tomar o seu lugar. Conto o exemplo do Juarez, colega que já comentei anteriormente. Ele não só pediu demissão da empresa, mas fazia questão de determinar o seu sucessor antes de sair.

 

*****

Perdendo o direito

A alta gestão, bem diferente dos desejos do Juarez, entendia que outra pessoa deveria ser promovida. O Juarez começou a insistir dizendo que havia preparado o sucessor, a pessoa que mais merecia promoção dentro da sua equipe. O Juarez esquecia que a partir do momento que pediu para se desligar da empresa já não tinha mais o direito de opinar sobre o que a empresa deveria fazer. Ele havia comunicado que não queria mais fazer parte, não apenas do quadro de profissionais, mas também do grupo que tomava decisões e direcionava os caminhos que a empresa deveria adotar.

 

*****

Não faz parte do seu futuro

Por isso, meu amigo, quando você tomar a iniciativa de pedir demissão de uma organização trate logo de entender que a partir daquele momento você pode apenas sugerir coisas, mas jamais tentar decidir o futuro da empresa. Esse futuro, que por sinal você já não estará mais fazendo parte. Quando você pede demissão você entrega também o direito de querer opinar sobre o futuro da empresa, pois afinal tanto faz o futuro que ela vai ter. Você não estará junto para arcar com as conseqüências ou colher os frutos do bom trabalho.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.