em

De volta para o futuro – Ponta Grossa


Em um recente artigo aqui publicado, falei sobre o túnel do tempo em nossa cidade. Lembranças que ficam guardadas em nossa memória, sempre com muita saudade. Então resolvi agora, escrever algo projetando o futuro. Jamais querendo adivinhar, mas propor alguns pontos específicos e pontuais, para que sirvam de reflexão a todos aqueles que almejam um cargo público de administradores do município.

         Começamos pelo tão falado Contorno Leste. Uma obra gigantesca, para escoamento dos transportes e seus equipamentos. Ainda não conseguiu a sua plenitude no funcionamento. Os motivos são diversos. É preciso empenho pois a população só tem a ganhar com estes novos e importantes caminhos.

         E na área da saúde então. O nosso famoso Hospital Regional, precisa ser transformado em realidade. Obra moderna, com capacidade para atendimento de muitos pacientes, que ainda não pode iniciar um atendimento maior. Enquanto isto, a população sofre em um Hospital Municipal, repleto de problemas e falhas estruturais e administrativas. Conquistamos um curso de medicina, público e gratuito, um dos mais concorridos em seu vestibular, mas fica a pergunta: onde os nossos futuros médicos farão os seus estudos e residência?

         E o nosso trânsito local como fica? Será que somente esconder fios embaixo do solo adianta? Para embelezamento, concordo plenamente, mas no que diz respeito ao fluxo de carros, ônibus e pedestres, será que adiantará alguma coisa?

         Precisamos de investimentos no transporte coletivo, pois a população não consegue mais fazer contorcionismo. É hora de priorizar esta área de grande importância. Somente trocar o piso dos terminais não resolve. É preciso projetar novos terminais. A cidade de Ponta Grossa cresceu muito nestes últimos anos.

         Temos um parque ambiental no centro. Mas onde está o meio ambiente nele? Somente estruturas metálicas nada representam, a não ser gasto de dinheiro público. Precisamos de árvores, terra, flores, qualidade do ar e de vida… A futura biblioteca está quase pronta. Que tal utilizar as estações ferroviárias antigas para trazer a história nas gerações atuais? É uma ideia senhores futuros gestores públicos.

         E as nossas ruas abandonadas? Até parecem solo lunar, com infinitas crateras. E isto não precisava, pois a população paga os seus impostos regularmente. E não estou falando dos bairros, mas das ruas do centro da cidade. E as famosas passarelas amarelas, será que possuem alguma utilidade ou são somente locais para vender produtos piratas?

         O futuro começa hoje, a cada instante, e nós precisamos nos preocupar com este, pois a cidade não é feita somente por uma pessoa, mas pelos cidadãos, independente de classe social, religião, estudos, etc…

         Deixo a reflexão e torço que tenhamos um futuro brilhante. Só aguardar…

 

Emerson Pugsley

Escritor

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.