em

Independência ou morte?


 


 

 

            Estamos na conhecida Semana da Pátria. O verde e amarelo com suas cores marcantes espalhadas pela cidade. O sentimento de patriotismo correndo mais forte nas veias. É assim que vivemos atualmente.

         Mas ainda temos contrastes marcantes em nosso país. A falta de vontade política, de saneamento básico, desemprego em larga escala, violência desenfreada nas pequenas e grandes cidades, etc…

         Como diz aquele famoso pensamento: O Brasil é um país de sonhos, cheio de pesadelos, o qual demonstra uma realidade. Temos imensas florestas, mas onde predominam o desmatamento ilegal, a caça e venda de espécies em extinção e muitas outras coisas. Isto sem falar em nossos caudalosos rios, os quais estão sendo entulhados de esgoto doméstico e industrial, sofás antigos, pneus, entre outras coisas.

         E a nossa tão falada corrupção… É uma vergonha nacional, com políticos faturando milhões de reais, enquanto a população vive com poucas moedinhas no bolso. E pior, muitos destes, eleitos pelo próprio povo. Como disse um certo deputado, pior do que tá não fica. Eu sinceramente acho que fica.

         Se continuarmos a investir nas falcatruas, no desvio de verbas públicas para benefício próprio, teremos um futuro obscuro com certeza.

         As cadeias e presídios lotados demonstram que algo não anda muito bem. Mas o pior é saber que de lá os presidiários controlam o mundo exterior. Qual a solução então? Pessoalmente ainda não sei.

         E os nossos símbolos nacionais onde ficam? As bandeiras nacionais, as quais antes eram respeitadas, agora ficam abandonadas em mastros, durante semanas, rasgadas e deterioradas pelo tempo. Outras estampam roupas de todos os jeitos e formatos. E o nosso hino nacional? Com sua melodia e letra bonitas, é cantado sem a reflexão cuidadosa de sua verdadeira mensagem.

         Buscamos com unhas e dentes a independência. Com muito suor e sangue a conquistamos. Somos um país campeão nos esportes, em diferentes aspectos, mas ainda estamos engatinhando em determinados pontos. Somos felizes, pois por aqui não vemos terremotos, tsunamis, como eventos naturais. Mas observamos verdadeiros furacões causados pela falta de amor ao próximo e respeito ao povo brasileiro.

         A morte em cada esquina está presente. Pessoas inocentes sendo caçadas como bichos. Os valores morais desabando a cada minuto. A instituição família precisando de reparos urgentes. E a droga em suas múltiplas qualidades, viciando os seus drogados.

         Fica o desafio a todos nós, pertencentes a esta grande nação chamada Brasil, que possamos ter orgulho de aqui vivermos e não vergonha. É para pensar!!!

 

Emerson Pugsley

O autor é escritor 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.