em

Quando um gestor promete algo, está agindo como um político qualquer?

A diferença é o conhecimento

Em tempos de eleições, é natural que as pessoas fiquem literalmente enjoadas com tantas promessas descabidas apresentadas pelos candidatos. A diferença é que quanto menos conhecimento o candidato possui, maior e mais absurda é o tipo de promessa. Já, no meio corporativo, quanto maior o conhecimento que o profissional tem, maior é a surpresa que ele causa quando promete à equipe algum tipo de ação na empresa.

 

*****

Conto um exemplo

Quando um político de carreira, alguém que nunca geriu de verdade um negócio, alguém que nunca teve de prestar contas dos resultados que gera, faz promessas, geralmente está mentindo. Ele está tentando enganar a população. Já, um gestor, quando tem esse tipo de comportamento não consegue sobreviver por mais de um ou dois anos no mercado. Fatalmente, os resultados aparecerão e ele terá de se explicar, além do que, terá de pagar a conta.

 

*****

Planejamento elaborado

Por isso, quando se fala de promessas de gestores, está se falando de um planejamento muito bem elaborado que irá cobrar resultados e, principalmente, que não tem espaço para promessas completamente infundadas. Contudo, no meio político parece que as coisas funcionam melhor exatamente de maneira contrária. Quanto mais esdrúxula, quanto mais absurda for a proposta, parece que o político se sente ainda mais motivado para fazê-las. Assim, preste a atenção. Promessa no meio corporativo significa ter conhecimento para realizar, enquanto que no meio político promessa significa desrespeito com a população.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.