em

Ser vegetariano faz bem?

Mario Eugenio Saturno*

 

Há muitos anos, tive a oportunidade de mostrar o resultado de algumas pesquisas que demonstravam que não nascemos para ser vegetarianos; muitos dos nossos suplementos alimentares só estão presentes na carne. Nossos dentes nos provam que fomos evoluídos para comer de tudo, por isso somos definidos como onívoros. Nossos alimentos, sejam vegetais ou animais, devem perecer para que vivamos. Mas isso não é o fim para os vegetarianos. Conhecendo esses problemas, basta remediá-los e viver bem somente matando as silentes plantas.

Porém, o vegetariano não deve alimentar-se com o que lhe vier à cabeça. Deve tomar bastante cuidado. Os especialistas continuam afirmando que uma dieta vegetariana é uma opção de vida saudável desde que se preste atenção a uma dieta balanceada. A Clínica Mayo, dos Estados Unidos, criou uma dieta vegetariana que recomenda comer diariamente seis porções de grãos, cinco porções de nozes, feijões, legumes e outras fontes de proteínas, quatro porções de vegetais, duas de frutas e duas de gorduras insaturadas.

Os vegetarianos que evitam todo tipo de produto animal vão sofrer de algumas deficiências importantes. A primeira delas é a falta de vitamina B12, que pode levar o vegetariano a sofrer de anemia, fraqueza e outros sintomas. A B12 é importante para metabolismo, para o sistema nervoso central e para a formação das células vermelhas do sangue. Alguns alimentos, ao menos nos Estados Unidos, já vêm enriquecidos com a vitamina. Mesmo assim, acompanhamento profissional é importante.

As carnes vermelhas, de poedeiras e peixe também são fontes quase exclusivas de ferro. A ausência de ferro também leva à anemia, fraqueza, dificuldade de raciocínio e risco de contrair infecção. Para a mulher o risco é maior, especialmente na gravidez, podendo parir prematuramente ou bebês com baixo peso. O NIH, National Institutes for Health (Instituto Nacional de Saúde), dos Estados Unidos, recomenda que vegetarianos consumam o dobro que as demais pessoas consomem por causa da dificuldade que têm em absorver o ferro, e também consumam vitamina C ou plantas cítricas, para ajudar a absorver o ferro.

Um metal muito importante para o organismo e que é encontrado abundantemente nas carnes vermelhas e na escura das poedeiras é o zinco. Os legumes, o amendoim e a manteiga de amendoim também contêm zinco, mas o da proteína animal é mais facilmente absorvido. Dessa forma, os vegetarianos podem sofrer deficiência de zinco, acarretando problemas, pois o metal é importante na cura de machucados, na divisão e crescimento das células, contribui para a quebra dos carboidratos, sistema imunológico, apetite, cabelo, etc.

Se o vegetariano pensa que acabou, ainda não! Outro componente importante é o cálcio, que forma os ossos. As fontes naturais, claro, leite, iogurte e manteiga, alguns cereais e seu produtos têm cálcio adicionado, além do brócolis. Deficiência em cálcio pode levar à perda óssea, problemas nos dentes, músculos, nervos, hormônios e enzimas. Porém, o NIH alerta que os suplementos de cálcio podem interferir com alguns medicamentos, assim, tomar suplementos somente com acompanhamento médico.

 

* O autor é tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.