em

Tão importante quanto estudar é colocar em prática o estudo?

Base

De uma maneira extremamente prática e simples se pode dizer que o conhecimento pode também ser dividido em duas áreas distintas: o conhecimento que é a base para atitudes e mais conhecimento, e o conhecimento que efetivamente é aplicável na prática. Vamos a um exemplo. Quando um profissional no mundo corporativo, em uma empresa, não sabe fazer regras básicas como, por exemplo, obter uma porcentagem sobre determinado valor é porque lhe falta conhecimento base.

 

*****

Aplicabilidade

Agora, quando ele faz um curso de determinada calculadora financeira específica e não consegue aplicá-lo no seu dia-a-dia pode ser um conhecimento que na verdade não agregou valor na sua carreira. Percebeu a diferença? Para aprender a metodologia sobre uma matemática financeira avançada é necessário ter conhecimento de base. E aí vem uma ética importante para os profissionais que nos acompanham. Conhecimento base nunca será demais, entretanto, conhecimento prático, especifico de uma área qualquer deverá ser sempre ponderado, dosado na vida de um profissional na medida exata que é possível aplicá-la.

 

*****

Um segredo

Não é raro encontrar pessoas hoje que são formadas numa área de atuação e que atuam em outra área. Nada contra terem estudado numa área e atuarem em outra. Todo conhecimento base será bem vindo, mas ter conhecimento prático sobre onde você atua hoje é o segredo para ter sucesso. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.